Fernandão é Top 10 no Mundial de LPO

LIE 01

Halterofilista pinheirense ficou em oitavo lugar nesta sexta-feira (27) na categoria acima de 109 kg no Mundial de LPO – Levantamento de Peso Olímpico em Pattaya, na Tailândia. Tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, Fernando Saraiva Reis ficou em quinto no arranco (192 kg) e oitavo no geral, com 424 kg, após chegar aos 232 kg no arremesso. O georgiano Lasha Talakhadze conquistou o bicampeonato Mundial com o total de 484 kg (200 + 264). Gor Minasyan e Ruben Aleksanyan, ambos da Armênia, completaram o pódio.

Fernandão foi o melhor entre os três pinheirenses que disputaram o Mundial e assegurou vaga para a Olimpíada de Tóquio. Marco Túlio Gregório (96 kg) foi o 22º e Rose Santos (55 kg) ficou em 17º lugar. Mais três competições serão válidas como seletivas para os Jogos Tóquio 2020.

“O Mundial proporcionou grande aprendizado. Já fui o sexto do mundo e meu objetivo é retornar ao Top 10. Assim que regressei a São Paulo já comecei a treinar. Em dois meses teremos a Copa Sul-Americana em Buenos Aires como seletiva olímpica. Mais importante do que a medalha, será o peso levantado. A competição terá o mesmo peso do Pan e só terá atletas com chances de ir a Tóquio”, comentou Marco Túlio.

A coordenadora de LPO do Pinheiros, Claucys Sousa, destacou a dificuldade trazida pelos novos critérios da IWF – Federação Internacional de Weightlifting. “Para ser testado frequentemente no exame de doping, o atleta é obrigado a participar de muitas competições. O calendário ficou mais exigente. Os brasileiros vinham de uma sequência forte e o físico sente. Antes, o atleta podia priorizar certas disputas, mas agora tem de competir o tempo todo”, observou a pinheirense.

 

Foto: Divulgação / IWF


LIE 01