fbpx

Francisco Carlos Barretto Junior

Nascimento: 31/10/1989
Altura: 1,75
Peso: 74kg
Cidade natal: Amparo – SP

Títulos:

 12x Campeão Brasileiro por equipes
 2015 – Medalha de prata na Barra Fixa na Copa do Mundo
 2016 – 5º Colocado de Barra Fixa nos Jogos – Rio de Janeiro
 2019 – 3 Medalhas de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima – Peru
 2019 – Eleito melhor atletas da América pela Panama Sports

Fale Chicão !

Comecei aos sete anos, em Ribeirão Preto (SP). Eu treinava na prefeitura e foi lá que eu dei minhas primeiras cambalhotas e estrelinhas. Logo depois fiz um teste na escola particular onde meu pai era inspetor de alunos. Eu passei e a partir desse ponto segui rumo ao alto rendimento. O desafio de ter de me apresentar em seis aparelhos completamente distintos foi o que mais me motivou na ginástica artística.

Aos 13 anos eu fui treinar em São Caetano (SP). Lá, eu cresci muito, conquistei meus primeiros títulos nacionais, fui convocado para a seleção brasileira em 2009 e vieram as primeiras conquistas internacionais. Em 2014 vim para o Pinheiros. Em mais de 20 anos de ginástica, são esses os três clubes que eu defendi.

Tenho algumas medalhas em Copas do Mundo, em paralelas e barra fixa, mas as conquistas que mais me emocionaram foram, as três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019e o tetracampeonato brasileiro individual geral. Lembro também com muito carinho do quinto lugar na barra fixa nos Jogos Rio 2016. Era minha primeira Olimpíada e eu estava competindo em casa. Foi um grande resultado.

Todas as restrições que vivenciamos no último ano devido à pandemia, ir para Tóquio já é uma superação. Eu me doei completamente para estar em Tóquio. Quero dar tudo de mim. Treinei intensamente para representar o Pinheiros e o Brasil. Agora, virá a recompensa.