Ambiente de transparência para associados, associadas, conselheiros e conselheiras.
Abril de 2021
A crise causada pela pandemia atingiu diversos setores da economia e com o Clube não foi diferente, e a Diretoria precisou traçar novas rotas para manter o equilíbrio orçamentário com ações e iniciativa em diversas áreas do Clube, já no primeiro trimestre de 2021 com a segunda onda da pandemia.
Orçamento de Custeio e Restaurantes
O impacto financeiro da pandemia do COVID-19 foi previsto para o início do ano de acordo com as diretrizes da previsão orçamentária, e a meta orçamentária foi superada nos dois primeiros meses com as ações tomadas pela Diretoria na busca do equilíbrio orçamentário de 2021 e uma queda em março, já refletindo o impacto do fechamento temporário do Clube a partir do início de março, devido a fase vermelha e a fase emergencial estabelecidas pelo plano São Paulo do governo do estado de SP.
Março Mensal
(em reais) |
Orçado | Realizado | Variação | ||
CUSTEIO | Receita | 15.487.651 | 12.662.648 | (2.825.002) | (18%) |
Despesa | (14.661.587) | (13.254.270) | 1.407.316 | (10%) | |
Recomposição K Giro | (83.333) | (83.333) | – | – | |
Resultado | 742.731 | (674.956) | (1.417.686) | (191%) | |
RESTAURANTES | Receita | 3.530.257 | 288.394 | (3.241.863) | (92%) |
Despesa | (3.805.072) | (1.571.636) | 2.233.436 | (59%) | |
Resultado | (274.815) | (1.283.242) | (1.008.427) | 367% | |
RESULTADO OPERACIONAL | 467.916 | (1.958.197) | (2.426.113) | 418% | |
Recuperação Déficit de 2019 | (360.250) | (360.250) | – | – | |
RESULTADO LÍQUIDO | 107.666 | (2.318.447) | (2.426.113) | (2.153%) |
A exemplo dos meses anteriores, o Clube mantém as frentes de renegociação de contratos comerciais com os fornecedores, gestão do uso dos recursos de utilidades, manutenção da escala de profissionais de segurança, limpeza e jardinagem para atingimento do equilíbrio orçamentário do Clube sem onerar o associado, trabalho para a manutenção da estrutura das atividades esportivas para a reabertura do Clube no dia 24 de abril, mesmo com a queda das receitas desde o fechamento do Clube.
Acumulado no Trimestre
(em reais) |
Orçado | Realizado | Variação | ||
CUSTEIO | Receita | 45.098.569 | 41.690.302 | (3.408.266) | (8%) |
Despesa | (44.179.455) | (37.982.679) | 6.196.776 | (14%) | |
Recomposição K Giro | (250.000) | (250.000) | – | – | |
Resultado | 669.114 | 3.457.623 | 2.788.510 | 417% | |
RESTAURANTES | Receita | 8.481.100 | 3.143.272 | (5.337.828) | (63%) |
Despesa | (10.444.473) | (5.698.209) | 4.746.264 | (45%) | |
Resultado | (1.963.373) | (2.554.937) | (591.564) | 30% | |
RESULTADO OPERACIONAL | (1.294.260) | 902.687 | 2.196.946 | 70% | |
Recuperação Déficit de 2019 | (1.080.750) | (1.080.750) | – | – | |
RESULTADO LÍQUIDO | (2.375.010) | (178.063) | 2.196.946 | (93%) |
Durante o período de fechamento do Clube a partir do dia 06 de março de 2021 para atendimento ao protocolo do plano SP para o combate à pandemia da Covid-19, o corpo diretivo e funcionários aplicam-se em relevantes investimentos em manutenção e constantes melhorias em processos internos e de infraestrutura.
Os compromissos da Diretoria com a integridade e transparência dos processos do Clube continuam com a estrutura de governança se ampliando com a implantação da matriz de riscos coordenada pela consultoria da KPMG e a gestão trabalhando na atualização de processos internos para atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Outro projeto com atenção é a reestruturação da área de Recursos Humanos, reforçando o compromisso da Diretoria com a adoção de padrões de qualidade e observando a legislação aplicável (Compliance).
Os valores orçamentários e execução das receitas e das despesas por Diretorias de Áreas e por contas contábeis são detalhadas no RAM com os indicadores de desempenho, e no Boletim ECP, em um formato sintetizado acompanhado da posição financeira do caixa do Clube, andamento das obras e comentários sobre os principais projetos e iniciativas ocorridas no mês.
Estes documentos são disponíveis no site do Clube e atualizados mensalmente após a reunião da Diretoria, junto com as Demonstrações Contábeis.
Orçamento de Investimento
Apresentamos as obras e reformas aprovadas em resoluções pelo Conselho Deliberativo, iniciadas ou a serem iniciadas em 2021, conforme cronograma físico e financeiro, com as informações sobre os prazos de início e de previsão para conclusão, os valores aprovados e os valores já contratados e realizados até o final de março.
Descrição | Prazo | Valor (em reais) | ||||
Início | Conclusão | Aprovado | Contratado | Realizado | ||
Prédio do Tênis | Jan.20 | Jul.21 | 14.676.392 | 13.404.474 | 5.738.642 | |
Pista de Skate | Out.20 | Abr.21 | 732.096 | 717.668 | 436.115 | |
Nova escada interna na Lanchonete Alameda | Mar.21 | Abr.21 | 62.557 | 17.822 | 12.421 | |
Criação da Praça Boulevard da Sede Social | Mar.21 | Abr.21 | 142.849 | 142.022 | 36.866 | |
Nova iluminação LED nas quadras de Tênis | Abr.21 | Mai.21 | 678.719 | 590.040 | 70.553 | |
Modernização do elevador do prédio do CCR | Abr.21 | Out.21 | 340.000 | 154.000 | – | |
Modernização do elevador da Sede Social | Abr.21 | Out.21 | 350.000 | 146.000 | – | |
Reforma do Sanitário Infantil – Parquinho | Abr.21 | Jun.21 | 58.623 | – | – | |
Adequação do Edifício do Centro Administrativo | Mai.21 | Set.21 | 1.758.000 | – | – | |
Revitalização do Auditório do CCR | Jun.21 | Set.21 | 746.043 | – | – | |
Valor total |
19.545.279 |
15.172.026 |
6.294.597 |
A realização das obras e reformas apresentadas estão de acordo com o planejamento financeiro do Fundo Especial de Investimentos que apresenta saldo de R$ 36.232.838 já em caixa na data base 31/03/21 e de R$ 44.506.342 milhões, já considerando as parcelas a receber das vendas de títulos sociais em editais e das taxas de transferências de títulos realizadas.
(em reais) | 31/03/2021 |
Disponível em aplicação financeira | 36.232.838 |
Adiantamento a fornecedores | 230.420 |
Venda de títulos em edital e taxas de transferências a receber | 8.043.084 |
Total Fundo Especial de Investimento | 44.506.342 |
Fluxo de Caixa
Nos quadros a seguir está o resumo do fluxo de caixa para o término do mês de março, de forma comparativa com o fluxo orçado para o mesmo período, onde é possível verificar a saúde financeira do Clube e monitorar a necessidade de em situações muito específicas solicitar a transferências de recursos do fundo de investimento para o orçamento corrente.
Como o orçamento corrente pressupõe o equilíbrio ao final de cada exercício, é importante administrar os valores pagos pelos associados de forma antecipada, como no pagamento da anuidade da contribuição social ou no pagamento de temporadas de atividades esportivas, para que o fluxo de receitas e despesas se mantenha equilibrado.
Movimentação 1º. Trimestre 2021 | |||||||
(em reais) | Orçado | Realizado | Diferença | ||||
SALDO INICIAL | 205 | 7.925 | 7.720 | 3.773% | |||
Contribuições sociais e Jardim de Infância | 53.188 | 55.893 | 2.705 | 5% | |||
Taxas esportivas | 6.033 | 4.839 | (1.194) | (20%) | |||
Restaurantes e Lanchonetes | 8.481 | 2.927 | (5.554) | (66%) | |||
Outras receitas | 4.050 | 4.352 | 302 | 8% | |||
Receitas financeiras | 66 | 108 | 41 | 62% | |||
TOTAL RECEITAS | 71.818 | 68.118 | (3.700) | (5%) | |||
Pessoal | (24.195) | (21.432) | 2.763 | (11%) | |||
Serviços contratados e terceiros | (10.236) | (7.154) | 3.082 | (30%) | |||
Atletas | (3.282) | (2.356) | 926 | (28%) | |||
Consumo de mercadorias e materiais | (7.325) | (6.220) | 1.105 | (15%) | |||
Outros custos | (8.050) | (6.331) | 1.719 | (21%) | |||
Despesas contingências passivas | (1.268) | (114) | 1.154 | (91%) | |||
TOTAL DESPESAS | (54.356) | (43.606) | 10.750 | (406%) | |||
SALDO FINAL | 17.666 | 32.437 | 14.771 | 84% | |||
Abaixo as informações relativas as movimentações de caixa do Fundo Especial de Investimento e do Fundo de Emergência durante o primeiro trimestre de 2021.
Movimentação 1º. Trimestre 2021 | |||||||
(em reais) | Orçado | Realizado | Diferença | ||||
SALDO INICIAL | 29.095 | 34.272 | 5.177 | 18% | |||
Títulos e Taxas de Transferências | 2.538 | 4.342 | 1.804 | 71% | |||
Outras receitas | – | 11 | 11 | – | |||
Receitas financeiras | 128 | 153 | 25 | 20% | |||
TOTAL RECEITAS | 2.666 | 4.506 | 1.840 | 69% | |||
Obras, Instalações e Equipamentos | (12.318) | (2.545) | 9.772 | (79%) | |||
TOTAL DESPESAS | (12.318) | (2.545) | 9.772 | (79%) | |||
SALDO FINAL | 19.443 | 36.233 | 16.790 | 86% | |||
Fundo de Emergência | |||||||
(em reais) | Orçado | Realizado | Diferença | ||||
SALDO em 31/03/2021 | 3.489 | 3.476 | (13) | 0% | |||
Considerando as informações relativas as movimentações dos saldos de caixa do Custeio e Restaurantes, Fundo Especial de Investimento e do Fundo de Emergência apresentadas nos três quadros anteriores verifica-se que o saldo das disponibilidades de caixa ao final do primeiro trimestre de 2021 superou em 78%% o saldo previsto para esse período.
Disponibilidade de caixa total do Clube (Custeio, Restaurantes, Investimentos, Fundo Emergência) |
||||
(em reais) | Orçado | Realizado | Diferença | |
SALDO em 31/03/2021 | 40.598 | 72.146 | 31.548 | 78% |
Taxa de Inadimplência
A taxa de inadimplência é um dos fatores balizadores para o fluxo de caixa, e o seu monitoramento é importante para análise do impacto na origem dos recursos em Custeio, se de forma pontual ou como uma tendência.
A taxa de inadimplência das contribuições sociais de março foi 9,53% (8,03% em fevereiro) para a data base final, que considera o último dia do mês. Até o dia 19 de abril a taxa de inadimplência de março caiu para 7,93%, refletindo as ações de rotina do programa de cobranças em conjunto à Central de Atendimento (CAT), a cada mês.
O Clube inicia em 26 de abril uma campanha para anistia da multa e juros e parcelamento para as contribuições sociais e mensalidades do jardim de infância com atrasos no pagamento. Para adesão e negociação, o associado deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone, e-mail ou agendamento para atendimento presencial.
Prestação de contas de 2020
A prestação de contas de 2020 foi aprovada em Reunião do Conselho Deliberativo, em 19 de abril. O Relatório da Diretoria apreciado pelos Conselheiros e Comissões Permanentes são publicados no site do Clube, acesse aqui.