PORTAL ECP CONTAS ABERTAS
Ambiente de transparência para associados.
Dezembro de 2021
Chegamos em dezembro apresentando as informações financeiras do fechamento mensal de novembro e o acumulado ao findo de 2021, com a retomada de algumas atividades esportivas desde a reabertura do Clube em 24 de abril após permanecer fechado desde o dia 6 de março em atendimento aos protocolos das fases vermelha e emergencial do Plano SP, com essa oportunidade e contínuas ações e iniciativas em diversas áreas do Clube conseguimos a manutenção do equilíbrio financeiro.
Orçamento de Custeio e Restaurantes
O impacto financeiro da pandemia do COVID-19 foi previsto para o início do ano de acordo com as diretrizes da previsão orçamentária, e a meta orçamentária foi superada nos dois primeiros meses com as ações tomadas pela Diretoria na busca do equilíbrio orçamentário de 2021. A queda na receita de março repetiu se em abril, devido ao fechamento do Clube entre os dias 6 de março e 23 de abril, devido a fase vermelha e a fase emergencial estabelecidas pelo plano São Paulo do governo do estado de SP, e em maio, após a reabertura do Clube no final de abril foi possível a recuperação da receita e com as ações de austeridade no controle da despesa e houve a melhora no resultado realizado frente ao orçado.
O bom resultado do mês de junho para fechar o semestre, alimentou a expectativa para superação ao contexto atual de anormalidade nas atividades do Clube que foi confirmada no mês de julho e excedida nos meses de agosto e setembro, mostrando que a gestão está no caminho certo para atingir a meta orçamentário ao final do exercício, a exemplo dos meses de outubro e novembro em que o superávit em Custeio contribuiu para compensar o déficit no resultado de restaurantes.
Novembro Mensal
(em reais) |
Orçado | Realizado | Variação | ||
CUSTEIO | Receita | 16.258.442 | 15.218.065 | (1.040.377) | (6%) |
Despesa | (15.686.031) | (15.017.703) | 668.328 | (4%) | |
Recomposição K Giro | (83.334) | (83.334) | – | – | |
Resultado | 489.077 | 117.029 | (372.048) | (76%) | |
RESTAURANTES | Receita | 3.523.342 | 3.130.440 | (392.902) | (11%) |
Despesa | (3.869.436) | (3.982.180) | (112.744) | 3% | |
Resultado | (346.094) | (851.740) | (505.646) | 146% | |
RESULTADO OPERACIONAL | 142.983 | (734.711) | (877.694) | (614%) | |
Recuperação Déficit de 2019 | (360.250) | (360.250) | – | – | |
RESULTADO LÍQUIDO | (217.267) | (1.094.961) | (877.694) | 404% |
A reabertura do Clube contribuiu para arrecadação de receitas extraordinárias como as taxas cobradas de acompanhantes de associado, receitas obtidas com a presença do associado com os serviços médicos, taxas esportivas e uso dos estacionamentos, possibilitando aproximar as receitas realizadas ao patamar das receitas previstas para o mês de novembro.
Com o retorno do horário normal de funcionamento do Clube e retomada de muitas atividades, a manutenção da escala de profissionais de segurança, limpeza e jardinagem em escala reduzida não é mais possível, mas parte foi compensada com a melhora da arrecadação de receita das atividades esportivas e reversão de parte das provisões com liquidação de créditos duvidosos do Clube.
Acumulado em 11 meses
(em reais) |
Orçado | Realizado | Variação | ||
CUSTEIO | Receita | 175.004.616 | 160.792.398 | (14.212.218) | (8%) |
Despesa | (165.757.946) | (143.666.983) | 22.090.963 | (13%) | |
Recomposição K Giro | (916.666) | (916.666) | – | – | |
Resultado | 8.330.004 | 16.208.749 | 7.878.745 | 95% | |
RESTAURANTES | Receita | 37.125.492 | 21.062.687 | (16.062.805) | (43%) |
Despesa | (41.746.878) | (28.462.848) | 13.284.030 | (32%) | |
Resultado | (4.621.386) | (7.400.161) | (2.778.775) | 60% | |
RESULTADO OPERACIONAL | 3.708.618 | 8.808.588 | 5.099.970 | 138% | |
Recuperação Déficit de 2019 | (3.962.750) | (3.962.750) | – | – | |
RESULTADO LÍQUIDO | (254.132) | 4.845.838 | 5.099.970 | (2007%) |
O aumento do fluxo de associados no Clube nos últimos meses contribuiu com a retomada das receitas nos pontos de venda de restaurantes e lanchonetes, mas com a margem de resultado da área de restaurantes comprometida com os ajustes exigidos pelos protocolos de combate à Covid-19 que impacta no formato de atendimento e a necessidade de ampliação da estrutura de serviços.
O corpo diretivo continua não medindo esforços na execução da meta orçamentária de 2021, apesar da volatilidade do cenário econômico em virtude da pandemia da Covid-19, e cumprindo o planejamento para a recomposição do capital de giro e recuperação do déficit de 2019 previstos na peça orçamentária corrente, sem impactar na qualidade dos serviços prestados e da estrutura oferecida pelo Clube.
Os valores orçamentários e execução das receitas e das despesas por Diretorias de Áreas e por contas contábeis são detalhadas no RAM com os indicadores de desempenho, e no Boletim ECP, em um formato sintetizado acompanhado da posição financeira do caixa do Clube, andamento das obras e comentários sobre os principais projetos e iniciativas ocorridas no mês.
Estes documentos são disponíveis no site do Clube e atualizados mensalmente após a reunião da Diretoria, junto com as demonstrações contábeis.
Orçamento de Investimento
Apresentamos as obras e reformas aprovadas em resoluções pelo Conselho Deliberativo, iniciadas ou a serem iniciadas em 2021, conforme cronograma físico e financeiro, com as informações sobre os prazos de início e de previsão para conclusão, os valores aprovados e os valores já contratados e realizados até o final de dezembro.
Descrição | Prazo | Valor (em reais) | ||||
Início | Conclusão | Aprovado | Contratado | Realizado | ||
Prédio do Tênis ( * ) | Jan.20 | Jun.22 | 14.676.392 | 11.949.704 | 7.193.276 | |
Pista de Skate | Out.20 | Mai.21 | 732.096 | 875.548 | 875.548 | |
Nova escada interna na Lanchonete Alameda | Mar.21 | Abr.21 | 62.557 | 52.824 | 52.824 | |
Criação da Praça Boulevard da Sede Social | Mar.21 | Abr.21 | 142.849 | 173.140 | 173.140 | |
Nova iluminação LED nas quadras de Tênis | Abr.21 | Ago.21 | 678.719 | 617.832 | 364.062 | |
Modernização do elevador do prédio do CCR | Out.21 | Mar.22 | 340.000 | 210.000 | – | |
Modernização do elevador da Sede Social | Out.21 | Mar.22 | 350.000 | 210.000 | – | |
Reforma do Sanitário Infantil – Parquinho | Mai.21 | Jul.21 | 58.623 | 38.997 | 38.103 | |
Adequação do Edifício do Centro Administrativo | Jun.21 | Dez.21 | 1.758.000 | 1.144.068 | 723.572 | |
Revitalização do Auditório do CCR | Out.21 | Jan.22 | 746.043 | 29.426 | 29.426 | |
Cobertura metálica – Nova área para o CAD Gym | Ago.21 | Fev.22 | 320.000 | 157.596 | 154.246 | |
Espaço dos funcionários – DAS para o Centro Administrativo | Nov.21 | Jan.22 | 150.000 | 160.829 | – | |
Reforma do Piano´s Bar na Sede Social | Ago.21 | Dez.21 | 182.347 | 183.204
|
124.246 | |
Reforma do ginásio azul | Dez.21 | Fev.22 | 758.960 | 15.800 | – | |
Valor total |
20.956.586 |
15.818.968 |
9.728.443 |
( * ) O Conselho Deliberativo aprovou o acordo formulado pela Diretoria do Clube para encerrar as demandas judiciais com a empresa responsável pela obra de revitalização do prédio do Tênis de modo definitivo e o cronograma da obra já está atualizado.
A realização das obras e reformas apresentadas estão de acordo com o planejamento financeiro do Fundo Especial de Investimentos que apresenta saldo de R$ 48.783.603 já em caixa na data base 30/11/21 e de R$ 59.895.649, já considerando as parcelas a receber das vendas de títulos sociais em editais e das taxas de transferências de títulos realizadas.
(em reais) | 30/11/2021 |
Disponível em aplicação financeira | 48.783.603 |
Adiantamento a fornecedores | 277.420 |
Venda de títulos em edital e taxas de transferências a receber | 10.834.627 |
Total Fundo Especial de Investimento | 59.895.649 |
Fluxo de Caixa
Nos quadros a seguir está o resumo do fluxo de caixa para o término do mês de novembro, de forma comparativa com o fluxo orçado para o mesmo período, onde é possível verificar a saúde financeira do Clube e monitorar a necessidade de em situações muito específicas solicitar a transferências de recursos do fundo de investimento para o orçamento corrente.
Como o orçamento corrente pressupõe o equilíbrio ao final de cada exercício, é importante administrar os valores pagos pelos associados de forma antecipada, como no pagamento da anuidade da contribuição social ou no pagamento de temporadas de atividades esportivas, para que o fluxo de receitas e despesas se mantenha equilibrado.
Movimentação acumulada até novembro de 2021 | |||||
(em milhares de reais) | Orçado | Realizado | Diferença | ||
SALDO INICIAL | 205 | 7.925 | 7.720 | 3.773% | |
Contribuições sociais e Jardim de Infância | 135.783 | 131.733 | (4.050) | (3%) | |
Taxas esportivas | 18.769 | 14.492 | (4.277) | (23%) | |
Restaurantes e Lanchonetes | 37.125 | 19.695 | (17.431) | (47%) | |
Lei de Incentivo ao Esporte | 9.069 | 4.676 | (4.393) | (48%) | |
Outras receitas | 20.869 | 15.444 | (5.425) | (26%) | |
Receitas financeiras | 256 | 1.134 | 879 | 344% | |
TOTAL RECEITAS | 221.871 | 187.174 | (34.697) | (16%) | |
Pessoal | (90.709 | (80.426) | 10.283 | (11%) | |
Serviços contratados e terceiros | (38.808 | (29.222) | 9.585 | (25%) | |
Atletas | (11.818 | (9.590) | 2.228 | (19%) | |
Consumo de mercadorias e materiais | (31.419 | (22.227) | 9.192 | (29%) | |
Outros custos | (35.228 | (25.046) | 10.182 | (29%) | |
Despesas contingências passivas | (4.649 | (3.445) | 1.204 | (26%) | |
Transferência de verba ref. 2020, aprovada pelo Conselho Deliberativo | – | (498) | (498) | – | |
TOTAL DESPESAS | (212.631) | (170.454) | 42.176 | (20%) | |
SALDO FINAL | 9.445 | 24.645 | 15.199 | 161% | |
Abaixo as informações relativas as movimentações de caixa do Fundo Especial de Investimento e do Fundo de Emergência durante os onze meses de 2021.
Movimentação acumulada até novembro de 2021 | |||||||
(em milhares de reais) | Orçado | Realizado | Diferença | ||||
SALDO INICIAL | 29.095 | 34.272 | 5.177 | 18% | |||
Títulos e Taxas de Transferências | 11.877 | 21.410 | 9.533 | 80% | |||
Outras receitas | – | 301 | 301 | – | |||
Receitas financeiras | 367 | 1.545 | 1.177 | 320% | |||
Transferência de verba ref. 2020, aprovada pelo Conselho Deliberativo | – | 498 | 498 | – | |||
TOTAL RECEITAS | 12.244 | 23.753 | 11.508 | 94% | |||
Obras, Instalações e Equipamentos | (21.720) | (9.241) | 12.478 | (57%) | |||
TOTAL DESPESAS | (21.720) | (9.241) | 12.478 | (57%) | |||
SALDO FINAL | 19.620 | 48.784 | 29.164 | 149% | |||
Fundo de Emergência | |||||||
(em milhares de reais) | Orçado | Realizado | Diferença | ||||
SALDO em 30/11/2021 | 3.535 | 3.539 | (4) | 0% | |||
Considerando as informações relativas as movimentações dos saldos de caixa do Custeio e Restaurantes, Fundo Especial de Investimento e do Fundo de Emergência apresentadas nos três quadros anteriores verifica-se que o saldo das disponibilidades de caixa ao final de onze meses de 2021 superou em 136% o saldo previsto para esse período.
Disponibilidade de caixa total do Clube (Custeio, Restaurantes, Investimentos, Fundo Emergência) |
||||
(em reais) | Orçado | Realizado | Diferença | |
SALDO em 30/11/2021 | 32.600 | 76.968 | 44.368 | 136% |
Taxa de Inadimplência
A taxa de inadimplência é um dos fatores balizadores para o fluxo de caixa, e o seu monitoramento é importante para análise do impacto na origem dos recursos em Custeio, se de forma pontual ou como uma tendência.
A taxa de inadimplência das contribuições sociais de novembro foi 5,94% (outubro 5,85%, setembro 5,43%, agosto 5,29%, julho 6,91%, junho 6,20%, maio 6,37%, abril 8,21%, março 9,57%, fevereiro 8,06%, janeiro 10,06%) para a data base de vencimento, mantendo o patamar abaixo de 6% desde agosto, mês que apresentou o melhor nível para o indicador no ano. Até o dia 21 de dezembro a taxa de inadimplência de novembro caiu para 2,87%, refletindo as ações de rotina do programa de recuperação de créditos em atraso em conjunto à Central de Atendimento (CAT).
O Clube tem realizado campanha de cobrança para as contribuições sociais e mensalidades do jardim de infância com atrasos no pagamento. Para adesão e negociação, o associado deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone, e-mail ou agendamento para atendimento presencial.
Prestação de contas de 2020
A prestação de contas de 2020 foi aprovada em Reunião do Conselho Deliberativo, em 19 de abril. O Relatório da Diretoria apreciado pelos Conselheiros e Comissões Permanentes é publicados no site do Clube (https://www.ecp.org.br/wp-content/uploads/2021/03/RelatorioECP2020.vol1_.duplas.pdf).
O Clube conquistou a 6ª colocação no ranking das Organizações não empresariais do 23º Prêmio ABRASCA de Relatório Anual Edição 2021 entre 22 organizações participantes.
O Prêmio de Relatório Anual foi instituído pela ABRASCA em 1999 com o objetivo de incentivar o aprimoramento da elaboração de relatórios com maior clareza, transparência, qualidade e quantidade de informações e caráter inovador, tanto na apresentação expositiva quanto no projeto gráfico.