Com jogo consistente no segundo tempo, Pinheiros derrota o Corinthians pelo Paulista de Basquete

Três jogos e três vitórias do Azul e Preto

Depois de duas vitórias contra Franca e o São Paulo, em casa e fora, respectivamente, a jovem equipe do Esporte Clube Pinheiros, mesmo sem Reynan Santos e Pedro Pastre, reforços e poupados pela comissão técnica, derrotou o Corinthians por 94 a 86 (51 a 51). Foi a terceira vitória seguida do Azul e Preto neste início da primeira fase do Campeonato Paulista de Basquete. O jogo foi disputado no Poliesportivo Henrique Villaboim.

Agora, o Azul e Preto volta a jogar no próximo domingo (11), às 18 horas, em São José dos Campos, buscando sua quarta vitória seguida no Paulista. Nesse jogo, o técnico Vitor Galvani já contará com o retorno de  Reynan, e possivelmente de Pedro Pastre, que estão voltando de lesões.

O armador Adyel Borges, com 29 pontos, 10 assistências e seis rebotes, foi um dos destaques da equipe. “A gente tem trabalhado bastante.Tenho que evoluir, estou trabalhando bastante para auxiliar a quipe chegar bem no fim do campeonato”, disse.

Além de Adyel, jogaram e marcaram para o Pinheiros: Yan Djalo (8 pts, 6 reb e 3 asist), Omena (7 pts e 2 reb), Jimmy (9 pts, 4 asists e 1 reb), Agapy (9 pts e 8 rebs), Vitor Cauã, Lucca (2 pts, 2 asts e 1 reb), Vitor Meili (2pts), Enrico Oliveira (14 pts), 2 asts e 1 reb), João Fidelis (7 pts e 2 rebs) e Matheus  (7pts, 3 rebs e 1 ast). O Pinheiros pegou 32 rebotes, contra 34 do Corinthians, que teve em Victão, com 31 pontos seu principal jogador no ataque.

O jovem ala/pivô Enrico Oliveira foi a surpresa pinheirense no segundo tempo ao marcar 14 pontos. Foto: Gabriella Garbim/ECP

Para o técnico Vitor Galvani, um bom começo do trabalho no Pinheiros. Com vitórias é melhor ainda. “O Clube já tem a cultura de revelar e competir. Essa ideia é bem aceita pelos nossos jogadores. Fizemos três bons jogos. É início de trabalho e isso só tem a evoluir conforme os jogos vão acontecendo.

Elogio a Gui

Depois o treinador principal do Pinheiros fez um elogio ao ex-jogador Guilherme Giovannoni, hoje técnico do sub-22 e assistente. “Hoje já conseguimos notar a evolução dos nossos jogadores próximo à cesta. Todos os dias o Gui pega esse grupo de atletas e vem fazendo treinamento específico. E o resultado foi ótimo até agora”, completou.

Com nove pontos e oito rebotes, Agapy Santos foi outro que teve boa atuação diante do Corinthians. Foto: Gabriella Garbim/ECP

O jogo

Primeiro período – Com o quinteto base formado por Adyel, Omena, Jimmy, Djalo e Agapy, o Pinheiros enfrentou dificuldades no início da partida. Depois de um 4 a 8, passando para 11 a 19, obrigou o técnico Vitor Galvani a pedir tempo. Com Enrico entrando bem no jogo, marcando seis pontos seguidos, o período terminou com o ECP apenas um ponto atrás do marcador: 30 a 31.

Segundo período – Com uma parcial de 8 a 0, p Corinthians abriu novamente nove pontos (30 a 39) no início do período. Empatou em 45 a 45 e finalizou o período em 51 a 51, com o técnico Vitor Galvani fazendo um grande revezamento com os meninos da base, especialmente por ser início de temporada.

Terceiro período – A volta do intervalo não foi boa para o Pinheiros. Errando no ataque e sem a defesa agressiva pedida pelo técnico Galvani, o Corinthians dominou voltou a ficar oito pontos na frente: 62 a 70. Melhorando na defesa e perdendo por quatro pontos no período (15 a 19), no fim do quarto período a diferença abaixou para quatro pontos: 66 a 70.

Quarto período – Começando com diuas bolas uma bola de três pontos de Adyel e o garoto Matheus Nascimneto, mais uma bandeja do experiente Jimmy Dreher, o Pinheiros passou na frente em 74 a 70, em menos de um minuto, após a parcial de oito a zero. 12 a 0. E com uma melhor no jogo e uma parcial de 15 a 0, aumentou a vantagem para 11 pontos (81 a 70). Mantendo o ritmo defensivo e ofensivo, o ECP chegou a maior vantagem do jogo 14 pontos (86 a 72), faltando 4´50 para o término do jogo.

 Jogos no Paulista

Dia 2/8 –  EC Pinheiros 85×62 Sesi/Franca

Dia 4/8 – São Paulo FC 101×105 EC Pinheiros

Dia 7/8 – EC Pinheiros 94 x 86 Corinthians Paulista

Próximos jogos

Dia 11/8, 18 horas – São José x EC Pinheiros

Dia 14/8, 20 horas – Mogi Basquete x EC Pinheiros

Dia 17/8, 18 horas – LSB Sorocaba x EC Pinheiros

Dia 21/8, 20 horas – EC Pinheiros x CA Paulistano

 

Imagem destacada de Adyel Borges. Foto: Gabriella Garbim/ECP