Arthur Nory e Patrick Sampaio, do Pinheiros, estreiam neste sábado (30) no Mundial de Ginástica

Começa neste sábado (30), em Antuérpia, Bélgica, o Campeonato Mundial de Ginástica Artística. O Esporte Clube Pinheiros estará representado pelos atletas Arthur Nory e Patrick Sampaio, além do técnico Cristiano Albino e o coordenador do masculino da CBG, Hilton Dichelli Júnior, o Batata.

O Mundial colocará em ação os pinheirenses que também estarão buscando medalhas e a classificação aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Os dois ginastas do ECP, inclusive, participaram do famoso treino de pódio, um ensaio geral de todos os participantes.

Arthur Nory, um dos melhores ginastas brasileiros na atualidade, medalha olímpica no solo e duas medalhas em Mundiais na barra fixa.

No principal teste para o Mundial da Bélgica, os ginastas pinheirenses estiveram competindo na etapa de Paris da Copa do Mundo. Mais uma vez, Arthur Nory conquistou a medalha de prata, na barra fixa, fazendo dobradinha com Bernardo Actos, outro brasileiro que ficou com o bronze.

Neste sábado (30) será reservado para a fase classificatória do Mundial. A equipe brasileira compete somando as três melhores notas nos seis aparelhos. Inicialmente, a meta brasileira é ficar entre as 12 equipes que irão a Paris no ano que vem. Na mesma etapa deste sábado sairão também os finalistas para os oito atletas nos seis aparelhos, mais 24 ginastas para o individual geral.

O jovem Patrick Sampaio participa pela primeira vez  como titular do Mundial de Ginástica Artística. Foto – Ricardo Bufolin/CBG

Arthur Nory, medalhista no Mundial passado, tem grandes chances de passar para as finais e brigar por uma medalha na barra fixa. O jovem Patrick Sampaio irá participar pela primeira vez do campeonato. Seu principal objetivo é ajudar o Brasil na classificação por equipes, consequentemente fazendo uma boa competição e passar para a final individual geral.

Hilton Dichelli Júnior, coordenador da CBG. Foto – Ricardo Bufolin/CBG

“Os dois atletas do Pinheiros trabalharam duro até aqui para ajudar a equipe brasileira a conquistar a vaga para as Olimpíadas de Paris no ano que vem. Os bons resultados aqui são de grande importância para a ginástica brasileira”, afirmou Hilton Dichelli Júnior, coordenador da equipe masculina de ginástica no Mundial da Bélgica.

“Estamos com uma renovação grande, após alguns desfalques, tivemos que reorganizar, mesmo assim estamos com um grupo  forte e competitiva. A equipe será liderada por nosso principal atleta Arthur Nory, prata da casa e o mais experiente do grupo. Patrick Sampaio, que já esteve como reserva ano passado esse ano passa a fazer parte do time principal como peça importante para entrarmos na disputa do individual geral. Nosso principal objetivo é buscar a classificação olímpica e se classificar entre as 12 primeiras equipes, e fazer com que nossa equipe compita 100%”, analisou o técnico da Seleção Brasileira “, disse Cristiano Albino.

Arthur Nory e Patrick Sampaio começam a participar da fase classificatória já neste sábado (30), a partir das 5 horas da manhã (horário de Brasília). Subdivisão 1 – Brasil, Cazaquistão, Grã-Bretanha e Turquia.