Alison dos Santos, o Piu, atleta do E.C. Pinheiros, é medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris 2024 na prova dos 400 metros com barreira. Piu fez a prova em 47.26. O americano Rai Benjamin foi o medalhista de ouro, com 46.46 e o norueguês Karsten Warholm ficou com a prata. A final aconteceu nesta sexta-feira, dia 9 de agosto no Stade de France em Paris.
Alison fez uma prova de evolução, após um tempo de reação de 0.167, foi ultrapassando os adversários de forma natural. Nos últimos metros, chegou a lutar pela medalha de prata, mas garantiu o bronze.
“É Uma sensação de alívio, de muita felicidade neste momento. Acho que essa competição foi um pouco pesada para mim no psicológico. Me sinto bem, estou preparado para correr mais rápido do que eu corri, mas o psicológico foi difícil nessa aqui. Eu passei por uma experiência de realmente estar correndo, mas não estar aproveitando o que eu estava fazendo, então poder chegar, recuperar um pouco da minha essência: ‘tô bem, tô tranquilo, tô leve, vou entregar 100% e vou me divertir, vou aproveitar barreira por barreira. E foi o que eu fiz, poder passar ali e me sentir feliz e falar assim: eu fiz o que eu amo, não porque as pessoas querem que eu corra rápido, não porque outras pessoas estão com muitas perspectivas em cima de mim. E foi lindo estar aqui, participar destes jogos e ver quem está comigo na dificuldade, e quem estava comigo quando eu não conseguia correr. Estamos no pódio mais uma vez, Paris virou baile”, declarou Alison em entrevista após a prova.
Alison se junta aos Judocas medalhistas do Pinheiros nesta edição
Alison dos Santos é o quinto atleta do E.C. Pinheiros medalhista olímpico nesta edição. Os outros foram os judocas: Beatriz Souza (ouro); Willian Lima (prata), e Larissa Pimenta (bronze), que garantiram a medalha na competição individual e Rafael Silva, o Baby, que se somou a todos eles também com a medalha de bronze por equipe.
Alison ultrapassa João do Pulo e se torna o maior nome Olímpico do Atletismo do Pinheiros
Aos 24 anos, o jovem Alison dos Santos tornou-se o maior nome do atletismo do E.C. Pinheiros com sua segunda medalha olímpica, (bronze – Toquio 2020 e Paris 2024), ultrapassando o lendário João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que conquistou o bronze nas Olimpíadas de Montreal em 1976.