Pinheiros recebe Botafogo em busca do empate no playoff do NBB

Partida desta quinta-feira (18) às 19h30 no Henrique Villaboim pode empatar por 1 a 1 a série melhor de cinco das quartas de final do NBB Caixa

Favorecido pela terceira melhor campanha na fase de classificação do NBB Caixa, o Pinheiros faz a primeira partida em casa na série melhor de cinco jogos das quartas de final nesta quinta-feira (18) às 19h30 no Henrique Villaboim. A vantagem do time paulista é jogar três vezes em casa, se necessário. O Botafogo, sexto colocado, abriu 1 a 0 no primeiro duelo, no Rio de Janeiro: 91 a 76.

O Pinheiros venceu a equipe carioca duas vezes na primeira fase, em turno e returno. Na abertura das quartas de final, porém, a estratégia pinheirense não foi levada à prática conforme desejava o técnico César Guidetti. “O time jogou muito a baixo do que vinha jogando na fase de classificação. A segunda defesa menos vazada do campeonato não poderia levar 91 pontos. Isso mudou nosso plano tático”, analisou o treinador do Pinheiros.

Na partida do Rio de Janeiro, o armador Dawkins foi o principal cestinha do Pinheiros, com 17 pontos e também o mais eficiente do jogo nos rebotes, com dez acertos. O ala Betinho anotou 16 pontos. O Botafogo se aproveitou da oscilação pinheirense no primeiro quarto (23 a 11) e ainda contou com uma jornada de inspiração elevada de Jamaal, Arthur e Cauê.

O técnico do Pinheiros reconheceu a atuação consistente dos botafoguenses. “Eles jogaram muito bem e tiveram o mérito da vitória, enquanto nossa estratégia não teve o efeito esperado. Quando o sistema defensivo funciona, o time adquire confiança para atacar. Retornamos para casa e tivemos tempo suficiente para treinar e fazer as correções”, assegurou Guidetti.

A experiência do elenco pinheirense passa ao treinador a esperança de que o empate no playoff pode ser conquistado nesta quinta-feira. “A gente não pensa no resultado final, mas é claro que se você sai atrás, fica com a obrigação de vencer o próximo jogo. A cada partida disputada, ficamos mais perto da definição, mas vamos trabalhar jogo a jogo, cientes de que estamos preparados para exercermos o mando de jogo e para impormos o nosso ritmo”, concluiu Guidetti.

O terceiro jogo entre Pinheiros e Botafogo será no sábado (20) às 18h, novamente no Poliesportivo. Nos outros três duelos das quartas de final do NBB Caixa, prevaleceu no duelo inicial, a força dos times que se classificaram entre os quatro primeiros, sem a necessidade de passar pelo playoff intermediário. Na condição de visitantes, Franca, Flamengo e Mogi das Cruzes venceram Bauru, Corinthians e Cearense, respectivamente.

Foto: RicardoBufolin/ECP