Pinheiros começa a definir vaga na semifinal do NBB contra Botafogo

Chegou a hora da afirmação e da emoção para o Pinheiros no NBB Caixa. Terceiro colocado na fase de classificação, o time azul e preto passou diretamente às quartas de final, sem necessidade do playoff intermediário. O primeiro jogo da série melhor de cinco será nesta sexta-feira (12) às 21h10 no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Fox Sports.

Apenas Franca e Flamengo encerraram a primeira fase à frente do Pinheiros, enquanto o Botafogo, sexto colocado, teve de enfrentar o São José (11º) para seguir na competição após vencer dois jogos contra a equipe do interior paulista na série melhor de três. O Pinheiros ganhou do Botafogo no turno, no Rio (91 a 76), e no returno, no Henrique Villaboim (69 a 67).

Com o conjunto adquirindo entrosamento e confiança ao longo do campeonato, o Pinheiros tem mostrado equilíbrio devido à força no sistema defensivo. “O Botafogo é um time muito perigoso. Nossa chance de vencê-los no Rio, começa por uma marcação eficiente”, avalia o assistente técnico Nelson Cortez.

Os arremessos de três pontos têm sido aprimorados a cada dia, com os atletas permanecendo na quadra após os treinos para os chutes. O armador Dawkins tem um aproveitamento elevado. “Estamos arremessando muitas bolas de três durante os jogos. Pode fazer a diferença, principalmente em um jogo de playoff”, considera o norte-americano.

Ciente da tendência de o Botafogo partir para cima, aproveitando o mando de jogo, Dawkins sugere que o Pinheiros tome a iniciativa de se impor. “Temos de manter o nosso ritmo e tentar tirar o volume de jogo deles para que não cresçam, principalmente por meio das jogadas de Jamaal e Cauê. Nessa fase não tem time melhor e nem pior”, constata Dawkins.

O ala Gabriel, vindo do Botafogo para a temporada 2018/19, conhece a força do Botafogo em sua casa. “Eles vêm de um playoff e irão partir para cima, com tudo. Precisaremos de muita concentração. Ganhamos no Rio no primeiro turno, mas agora a situação é diferente. Com o jogo começando mais tarde (21h10), o ginásio estará lotado e o clima será favorável para uma grande partida. Não vemos a hora de chegar a sexta-feira”, completa Gabriel.

Quartas de final do NBB Caixa (melhor de cinco)
12/04 – Botafogo x Pinheiros* – 21h10 – Oscar Zelaya (RJ)
18/04 – Pinheiros x Botafogo – 19h30 – Henrique Villaboim (SP)
20/04 – Pinheiros x Botafogo – 18h00 – Henrique Villaboim (SP)
4º e 5º jogos – a definir (se necessário)

Os demais duelos
Franca* x Bauru
Flamengo* x Corinthians
Mogi das Cruzes* x Cearense
*Times que têm direito de mando de três jogos.