Logo dos Festejos conquista reconhecimento internacional

O projeto gráfico e a identidade visual criados para os Festejos do ECP já estão fazendo história. Em cerimônia, realizada no dia 8 de março, em Lima, Peru, o logo pinheirense conquistou a prata no maior e mais importante concurso de design da América Latina, o LAD Awards.

O logo dos 118 anos, criado e desenvolvido pelo Estúdio Grade, recebeu a prata na categoria Branding (Gestão de Marca). O júri avaliou 45 trabalhos, em nove categorias, de diversos países da América Latina. Qualidade formal, criatividade, funcionalidade, relevância e inovação foram os itens avaliados pelos profissionais.

O Latin American Design Awards reconhece as melhores ideias e peças de design com base em sua inovação, impacto e criatividade; como eles buscam promover a indústria criativa e a comunicação visual na América Latina.

Bienal Ibero – Americana

A marca também foi selecionada para compor a 6ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID), que aconteceu na Espanha, em novembro de 2018. A BID é um dos principais eventos de design do circuito internacional e há 10 anos apresenta os melhores projetos de todas as áreas do design de América Latina, Espanha e Portugal.

Um júri internacional, formado por profissionais ligados ao design, ao ensino nesta área ou relacionados com a gestão cultural e intelectual selecionou o logo dos 118 anos para fazer parte da exposição permanente itinerante, que passará por diversas cidades da América Latina e Europa.

Type Directors

Uma das organizações mais tradicionais do mundo, a Type Directors Club, de Nova York, criada em 1946 e especializada em tipografia, concedeu ao Estúdio Grade o Selo de Excelência Tipográfica da instituição pelo trabalho realizado nos 118 anos do Clube.

O objetivo da organização é elevar os padrões de tipografia e áreas afins dentro das artes gráficas. A TDC produz um anuário de design que apresenta tipografia premiada.

“Todos esses reconhecimentos internacionais fortalecem e engrandecem o símbolo que construímos para o Festejo do Clube. Estar entre os melhores da LAD Awards e ser reconhecido pela Bienal Ibero-Americana e Type Diretor é a certeza de que fizemos um marcante e diferenciado logo”, comenta Roberto Cappellano, Presidente da Diretoria do ECP.

 

O projeto

A proposta teve como inspiração as linhas de uma quadra poliesportiva. Os traços que o definem trazem o repertório visual do mundo dos esportes para os aniversários do Clube. As formas, que permitiram a leitura do “118” na imagem, também são exploradas na padronagem que conferiram à identidade visual o clima de festividade e fazem alusão aos diversos fragmentos, compondo um espaço de atividades tão diversas, uma das características do ECP.

Por dentro da criação

  • Todo o sistema foi desenhado a partir de uma grade de linhas e curvas inspiradas em formas encontradas pelo Clube – um ponto de partida rico que permite escrever todas as letras do alfabeto e algarismos sem sair da linha.
  • Além dos esportes, a arquitetura modernista presente no Pinheiros foi uma grande inspiração que norteou o projeto.
  • Foi considerado o tratamento urbanístico do ECP que é uma cidade dentro da cidade.
  • A identidade foi pensada com uma lógica de azulejaria, que permite uma infinidade de montagens consistentes, mas não repetitivas.