Em setembro, comemoramos 118 anos da fundação de nosso Clube, consciente da enorme responsabilidade. É com muita honra e orgulho que, com o apoio de meu Vice-Presidente Marciano Araujo Netto, Diretoria e funcionários, tenho conduzido o Clube nesse período. Por mais uma vez teremos a oportunidade de reunir a família pinheirense para comemorar e confraternizar por meio dos inúmeros eventos e atividades, comprovando a cada dia a força, a grandeza e a solidez dessa centenária instituição, patamar de destaque alcançado graças à contribuição de inúmeros pinheirenses que colaboraram e colaboram incansavelmente em prol desse magnífico oásis.

Vitórias e reconhecimento no esporte, infraestrutura, natureza, tradição, cultura, amizade, muita diversão e, principalmente, a qualidade do corpo associativo, tudo isso é motivo de orgulho por pertencer ao Esporte Clube Pinheiros, uma referência nacional.

Destaco as vitórias alcançadas nas diversas modalidades, como o recorde Sul-Americano nos 100m livres com a atleta Rosangela Santos, a primeira mulher brasileira a correr abaixo dos 11 segundos essa distância. No Levantamento de Peso, no Campeonato Pan-Americano, realizado em Miami, obtivemos a medalha de ouro da atleta Rosane Reis, a de prata com Marco Machado e a de bronze com Mateus Gregori.

Na Natação, a manutenção da incontestável hegemonia confirmada pela conquista do 14º Torneio José Finkel, no Vôlei feminino a conquista da Copa São Paulo e, também, a merecida convocação do técnico pinheirense Cesar Guidetti para comandar a seleção masculina de Basquete.

No fim de agosto, o Handebol esteve presente no Campeonato Mundial de Clubes, que se realizou no Catar, com a nata da modalidade. Ainda tivemos conquistas internacionais expressivas nas categorias de base do Polo Aquático e da Esgrima, sem contar que 23 dos nossos atletas foram convocados para participar da Universíade em Taipei, na China.

Como um dos presentes de aniversário para o Clube apresentamos uma nova revista, moderna, de acordo com os anseios dos associados, com nova diagramação e com uma melhor comunicação dos eventos e das notícias do ECP, a partir deste exemplar.

Com cuidadoso planejamento, nossos pontos principais de compromisso para a gestão - Gestão e Governança, Valorização do Patrimônio, Sustentabilidade e Equilíbrio Financeiro - vêm sendo perseguidos e, diariamente, alcançados desde o primeiro dia de posse. Em seguimento a esses pontos, neste mês de setembro será iniciado, por uma consultoria especializada, o processo que visa atualizar os já existentes procedimentos com foco nos conceitos de governança e compliance para
esta centenária instituição que, por mais uma vez, demonstra o pioneirismo entre os clubes nacionais. A escolha foi feita por meio de uma ampla licitação PALAVRA DO PRESIDENTE e com a participação de inúmeros associados que, voluntariamente e democraticamente, se propuseram a ajudar em mais essa evolução do Clube.

Com relação à valorização do patrimônio e sustentabilidade, diversas obras foram entregues nos últimos meses, com o menor transtorno possível ao associado. Destaque para a Central de Resíduos, a reforma do Jardim de Infância da Tia Lucy, da Biblioteca, com implantação de área de coworking, e a reforma do espaço de funcionários do Departamento de Assistência Social - DAS, local merecido e apropriado para os colaboradores diários.

Conseguimos, em julho, após longos anos e em razão da política de austeridade, conscientização e controle implantada por esta Diretoria, alcançar um grande e expressivo resultado na liquidez corrente do Clube. Alcançamos o índice de liquidez corrente igual a 1,50, índice que há muito tempo, há mais de seis anos, não era alcançado. Demonstrando, mais uma vez, o equilíbrio atingido nas contas, o que
reflete o trabalho sério e responsável desenvolvido com o dinheiro do corpo associativo.

Ainda em agosto, lançamos o convênio com o Yatch Clube Paulista (YCP), que oferecerá aos pinheirenses a oportunidade de conhecer as belezas oferecidas por essa destacada agremiação, como mais uma alternativa de lazer, assim como o desenvolvimento de atividades náuticas como vela, esqui, stand up, remo, canoagem e outras. Nossa seção de Remo e Canoagem está também envolvida, uma vez que passaremos a contar com a oportunidade de treinamento em raias com ondulação, cenário diverso do que temos em raias como a da USP.

Aproveito ainda para convidar todos a acompanhar e participar da variada programação dos festejos do aniversário de 118 anos do Clube, coordenada pelo Vice-Presidente Marciano Araujo Netto e apresentada nesta edição em agenda especial, com destaque para o Desfile de Aniversário no dia 2 de setembro, seguido de show gratuito da banda Rod Hanna com queima de fogos, da nossa Corrida de Aniversário no domingo dia 17 e, para encerrar este mês especial repleto de comemorações, o tradicional Jantar de Aniversário com o show da brilhante Paula Toller, no sábado dia 30. Venha comemorar!

Todos juntos por um Pinheiros ainda melhor.

Setembro - 2017