UM ANO. MUITAS REALIZAÇÕES E NOVOS CONCEITOS

Associados e Associadas,

Neste mês de maio, completamos o primeiro ano de nosso mandato no Esporte Clube Pinheiros. Ao longo destes 12 meses à frente do nosso Clube, já pudemos implementar importantes mudanças de conceito, de valores, de gestão e de governança, com o claro objetivo de beneficiar a todos, muitas delas já percebidas pelo Corpo Associativo, com destaque para a significativa melhora das demonstrações financeiras do nosso Clube.

O maior exemplo disso é que, já em fevereiro de 2016, conseguimos recompor antecipadamente o valor de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) para a recomposição de parte do capital de giro de nosso Clube, valores levantados e apontados pelo Conselho Deliberativo, o que nos traz uma enorme tranquilidade para novas ações.

Importante destacar as maiores marcas da atual gestão, que são a austeridade, a responsabilidade com os recursos do Clube e a eficiência administrativa, sempre com o cumprimento rigoroso do nosso Estatuto e, principalmente, o respeito às nossas tradições e à FAMÍLIA PINHEIRENSE. Esses princípios e conceitos já nos possibilitaram apresentar uma nova proposta orçamentária para 2016 com mais e melhores mudanças em prol de todos os Associados.

Nessa linha e tendo em mente que todos os Associados têm os mesmos direitos e deveres, sem favorecimentos, desde o início de nosso mandato adotamos medidas que determinaram o fim dos privilégios em diversas áreas, que era uma das principais queixas da grande maioria dos associados. Com base nesses conceitos iniciais,entendemos que a abertura para o diálogo e o tratamento respeitoso às diferentes correntes de pensamento são as principais ações para mudar a forma de enfrentar e resolver os problemas do Clube, sob pena de inviabilizar as administrações futuras e o convívio harmonioso dentro de nosso oásis. E assim temos feito.

A presença de associados de diversas correntes de pensamento em nossa Diretoria, assim como o inovador projeto do Orçamento Participativo, que propiciou a todos que se interessaram em contribuir com este importante documento, tornam essas iniciativas de integração, transparência e participação em atos reais e possíveis para a governança e gestão do Clube, gerando uma visão ampliada da pluralidade do nosso corpo associativo e verdadeiras ações de estado e não somente atos de gestão, que devem ser multiplicadas.

O reconhecimento da importância da aplicação obrigatória de processos de licitação e o aperfeiçoamento dos já existentes no Clube, assim como a difusão e a utilização do conceito de meritocracia junto ao corpo de funcionários têm trazido resultados tanto em ganhos de produtividade quanto em economia nos inúmeros processos de aquisição que realizamos rotineiramente.

No quesito atenção aos Associados, precisamos destacar importantes iniciativas, como a de abrir canais de comunicação que facilitem o dia a dia da relação entre o Clube e os Associados, como o Pinheiros Esclarece e o Portal de Serviços. No caso do Pinheiros Esclarece, mais uma inovação desta Diretoria, abrimos um canal direto para atender à uma demanda antiga de todos, que sempre reclamaram da ausência de satisfação oficial da Diretoria em casos delicados e polêmicos.

Por meio desse importante canal, apresentamos satisfação imediata sobre inúmeros casos relevantes. Já o Portal de Serviços abre uma nova era em que podem ser atendidos via web, com todo conforto e segurança nos diversos atendimentos e interações que são necessários para a utilização de todas as seções e produtos oferecidos em nosso Clube, desafogando o atendimento na Central de Atendimento.

Ainda sobre a especial atenção dada aos associados, houve a implantação do acesso ao Clube usando apenas a impressão digital, outra demanda sanada que está em funcionamento desde janeiro deste ano, criando uma forma de acesso adicional à carteirinha. Há também a implementação do convênio com o Laboratório Fleury no atendimento e desconto aos nossos associados para a realização de diversos exames, e diversas pequenas ações em todas as áreas para facilitar o dia a dia do associado.

Destacamos também, neste difícil momento econômico do País, as ações de austeridade e de eficiência administrativa que trouxeram aos associados vários benefícios, como a determinação de índice de reajuste da mensalidade significativamente inferior à inflação acumulada do período, a criação inédita de programa de descontos bonificando as taxas de inscrição em diversas modalidades, o reajuste bem menor do que a inflação no preço do estacionamento, considerando que ainda conseguimos aumentar a segurança presencial, além da manutenção do desconto para os Veteranos.

Na área esportiva, a inovação e o ineditismo também estão presentes, pois a Diretoria enfrentou a questão dos agendados, que estava presente em nossa instituição desde a década de 70, com a criação de Comissão, em decisão conjunta com o Conselho Deliberativo, composta por todos os ex-Diretores de Esportes do Clube, que apresentou caminho devidamente avaliado e aprovado, de acordo com o que  determina nosso Estatuto, resolvendo de forma definitiva mais essa questão.

Também foi elaborado minucioso estudo, também inédito, que apresentou radiografia de todas as seções competitivas e seus atletas, imprescindível para o planejamento do novo ciclo olímpico de Tóquio 2020. Como resultado de todo esse trabalho, temos equipes competitivas, priorizandoa base e já com resultados expressivos que confirmam essa forma de atuação e consequente menores custos para o Clube, atingindo um equilíbrio financeiro desejável, que agora, em virtude dos resultados alcançados, está sendo seguida por diversos clubes coirmãos.

Neste ano olímpico, também é necessário citar o orgulho de sermos escolhidos, pela delegação chinesa, para ser seu centro de treinamento e aclimatação durante os Jogos Olímpicos, em julho deste ano, experiência que será de extrema valia e importância, propiciando intercâmbio com os nossos atletas, associados e treinadores, o que reforça a importância de nosso Clube no cenário internacional do esporte e confirma nossa vocação olímpica.

Na área de infraestrutura, ao assumir nos deparamos com alguns desafios, tanto no que tange à manutenção, quanto à necessidade constante de evolução de nosso extenso parque de equipamentos. De pronto, iniciamos motivando nossas equipes com a racionalização de processos e reforçando a importância da eficiência e da meritocracia para nosso corpo de colaboradores, conceitos diariamente divulgados pela nossa gestão.

A reforma da pista de Atletismo, com a criação de áreas para treinamento para os inscritos na iniciação esportiva, foi uma prioridade. Também seguem esses princípios a reforma e a modernização da área de Emergência Médica e da infraestrutura da Escolinha da Tia Lucy, assim como da nova sala para a Seção de Levantamento de Peso. Conseguimos, também, como legado da realização do Torneio ATP 250 – Brasil Open em nossas quadras, a reforma e a adequação das quadras às normas e especificações da ATP, assim como nova iluminação para todas as quadras de Tênis.

Outra iniciativa que merece destaque foi o trabalho de refazer a obra da prainha da piscina externa, sem a interdição da piscina olímpica e de saltos, para que fosse sanado definitivamente o crônico problema dos azulejos que se soltavam, colocando os usuários em risco de acidentes e ferimentos. Também houve a execução da obra do cirquinho, amplo espaço para a utilização de nossas crianças, inclusive para organização de festas e eventos.

Vale mencionar que também tem sido respeitado o compromisso de apresentar as solicitações das obras ao Conselho Deliberativo, devidamente instruídas com os projetos e orçamentos, assim como a apresentação dos demais documentos necessários.

O cuidado com nosso jardim também foi destaque, no último ano. Além da definição do conceito de que o jardim deve oferecer oportunidade de visão de profundidade, foi feito cuidadoso levantamento da saúde de todas as árvores que compõem nossa flora, com manutenção e intervenções adequadas para cada caso, o que permitiu uma revitalização que não tem passado desapercebida e que tem recebido muitos elogios e reconhecimento da inovação na comunicação das ações.

Para a questão do planejamento e definição de prioridades e ações futuras, dedicamos atenção especial. Iniciamos processo de revisão e atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento, baseado em ampla coleta de informações junto ao corpo associativo, por meio de pesquisas, audiências públicas e com convite para participação de todas as correntes de pensamento do nosso Clube, com o objetivo específico de que o resultado do trabalho seja um projeto do Clube e não desta gestão, que possa ser seguido e utilizado pelas próximas gestões. Ainda há muito a fazer. E estamos prontos para realizar mais.

Como compromisso de intenção de realizações no próximo ano de mandato, para conhecimento de nossos associados, destacamos as seguintes intervenções: construção de novo espaço de medicina, saúde e beleza no local onde está a sauna, revitalização do teatro e cinema, modernização e descentralização da Central de Atendimento, implantação de estação de tratamento para água de reuso, ampliação do restaurante japonês, reforma do restaurante e banheiros da sede social, modernizaçãodo bilhar, aquisição de novas bicicletas de spinning, criação de sala de estudos para crianças e jovens, ampliação dos bicicletários e das quadras de areia, implantação de nova identidade visual e totens eletrônicos.

Por fim, neste mês, no dia 7, teremos eleição para a renovação de 1/3 da composição do Conselho Deliberativo de nossa centenária instituição. Venha participar dessa festa democrática de nosso Clube, escolhendo os seus representantes.

Ainda nesse mês de maio, teremos, no domingo dia 8, o tradicional almoço do Dia das Mães, para comemorar com nossas famílias esta data tão especial. Não podia deixar de agradecer a todas as mães pinheirenses que estão presentes e as que já se foram por participarem de nossas vidas. Somos eternamente gratos por tudo. Muito obrigado!

“TODOS JUNTOS POR UM PINHEIROS AINDA MELHOR"

Maio 2016