Caro Associado, Associada,

Quando estas palavras forem lidas, estaremos em torno de 50 (cinquenta) dias à frente da gestão do Esporte Clube Pinheiros. Foram dias intensos e de muito trabalho.

Trabalhamos para nos ambientar com o complexo sistema gerencial que temos no Clube, sempre contando com a ajuda de toda a Diretoria, para que possamos, desde o início, imprimir em nossas ações os conceitos nos quais se basearam os compromissos de nossa vitoriosa campanha nas últimas eleições e se ancoram nossos princípios.

Respeitamos os Estatutos do Clube, regras e regulamentos, respeitamos sempre o interesse coletivo do Corpo Associativo e a transparência nos atos e ações da gestão.

A semana que terminou no dia 21 de junho foi especial, pois, além do evento em que apresentamos a delegação do Esporte Clube Pinheiros para os Jogos Pan-Americanos, que se realizará em Toronto, Canadá, constituída por 67 atletas e técnicos, até o momento, colocamos no ar o Portal Pinheiros Esclarece, que disponibilizará aos associados acesso, por meio de login/número de associado e senha, a importantes informações sobre a gestão, obras, contratos e informações financeiras, de maneira que o Corpo Associativo possa acompanhar o andamento da gestão, praticamente em tempo real. Mais à frente, na revista do Clube, você encontrará mais informações sobre essa importante ferramenta. Recomendamos que a acesse e se manifeste!

Lançamos, nesta mesma semana, uma campanha convidando todos associados a nos ajudar na definição de um lema para a gestão. Aguardamos sugestões!

O Portal Pinheiros Esclarece entrou no ar com diversos assuntos em que nossa gestão teve a oportunidade de reiterar suas convicções, assim como deixar claro que não se furtará a enfrentar os desafios e as dificuldades, sempre sem se afastar dos princípios acima apresentados.

Um dos mais relevantes é o tema “Agendados e Vinculados”, assunto muito discutido e que pela primeira vez foi apresentado com seus detalhes, bem como as decisões que visam adequar essa questão aos Estatutos. Outro assunto é o que expôs a Instituição Esporte Clube Pinheiros, sem que ao menos tivéssemos uma adequada discussão interna. O tratamento do caso tem exigido dedicação de muitos, no Clube e fora dele, enquanto poderíamos e deveríamos estar tratando deste tema entre nós, para que os interesses da maioria do Corpo Associativo fossem protegidos, quaisquer que fossem. Referimo-nos à polêmica gerada pela regra estabelecida de que babás, cuidadores ou enfermeiras, a trabalho no interior do Clube, devem ser identificados e utilizar uniforme branco.

Se hoje temos a honra de sermos responsáveis pela condução do destino de nossa centenária Instituição foi porque sempre defendemos o diálogo e o respeito a opiniões divergentes, trabalhando em busca do consenso. Em razão do caminho escolhido, precisaremos nos defender, externamente, para solucionar a questão e defender o Clube de eventuais ilações absurdas.

No Pinheiros Esclarece também podem ser encontrados importantes documentos que tratam das finanças do Clube. Há o relatório emitido por Comissão Especial, formada no Conselho Deliberativo, que determinou o valor de déficit, acumulado desde 2010, e que a nós foi informado após a eleição, prejudicando imensamente o desenvolvimento de nosso trabalho e restringindo o planejamento de projetos. No mesmo Portal, encontra-se disponível a resposta desta Diretoria. Além desses documentos, chamamos a atenção e recomendamos a leitura para as considerações feitas por nossa Diretoria Financeira, nas demonstrações apresentadas logo à frente nesta edição e a primeira desta gestão, que incluem mudanças e inclusão de mais dados e informações, para melhor entendimento e compreensão.

Cada setor - de atividades esportivas, culturais, sociais, serviços gerais, patrimônio, administrativo, de suprimentos e de comunicação e marketing - está sendo estudado, com o objetivo da reformulação dos serviços, tendo em vista o ajuste de despesas, sem prejudicar o atendimento ao associado.

No que se refere a bares e restaurantes, as providências estão em fase de planejamento, já que os estudos estão sendo conduzidos de modo a reorganizar o setor que conta hoje com 14 (catorze) pontos de venda de comestíveis, sujeitos a uma única administração.

A introdução de novas metodologias de trabalho e administração não é tarefa fácil, exige dedicação, vontade e agilidade para garantir a entrega de todas as nossas iniciativas e a compreensão do corpo associativo.

Contamos com você, associado, para entender essa primeira fase administrativo-financeira, com a certeza de que conseguiremos ultrapassá-la com um pouco de austeridade, profissionalismo e muito trabalho.

Julho 2015