Que ano corrido! Já estamos em dezembro!

Nesta minha última mensagem antes de entrarmos em 2018, não poderia ter mais orgulho e honra por todas as conquistas que conseguimos, com a ajuda da nossa Diretoria, apoio dos conselheiros, associados e comprometimento e competência dos funcionários.

Primeiro, conseguimos a reeleição para a presidência do Clube, em maio, para o biênio 2017-2019, o que demonstrou que o Conselho observou e aprovou todas as ações inovadoras e austeras que implementamos para o Esporte Clube Pinheiros.

Com essa recondução ao cargo pudemos dar continuidade ao trabalho que estávamos implementando para beneficiar todos os associados: o PDD (Plano Diretor de Desenvolvimento) que foi aprovado, em março, e prevê os próximos 15 anos de adequação e melhorias em diversas áreas e departamentos do ECP.

Para planejar o futuro, antes era preciso equilibrar financeiramente o Clube que, quando assumimos, estava com índice de liquidez de 0,73, em dezembro de 2014. Com trabalho duro, muitas ações de austeridade e visando de novo o futuro do Clube e do bem-estar do associado, conseguimos, já em outubro de 2017, atingir um índice de liquidez de 1,73, uma melhora de 136%. Esse índice significa que a liquidez, acima do índice 1,00, mede sua capacidade de cumprir as obrigações de curto prazo. E o Clube está com suas contas muito sólidas e próspero, pois um dos principais objetivos de nossa gestão é perpetuar o "oásis" para gerações futuras com a implantação das mudanças necessárias para avançar neste novo século.

Nesse ritmo, outras ações de trabalho árduo e silencioso foram reconhecidas publicamente e isto nos enche de orgulho. Ganhamos, em novembro, o prêmio Caso de Sucesso do Brasil 2017 pela criação e desenvolvimento do Programa de Bonifi cação, durante o Congresso Brasileiro de Clubes, promovido pela fenaclubes no Rio de Janeiro. Com mais de 90 atividades oferecidas e 66 modalidades esportivas, o Pinheiros se consolida cada vez mais como Clube de ponta nas mais diversas áreas, e, melhor ainda, que gradativamente aprimora suas atividades esportivas para os associados, a razão de nós existirmos.

Ainda tivemos o imenso orgulho, em novembro, de o Clube Pinheiros ganhar, em cerimônia realizada na no BM&F Bovespa, o Prêmio de Melhor Relatório Anual de Prestação de Contas de Organização Não Empresarial da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas). É a primeira vez que um clube ganha um prêmio dessa relevância, de abrangência nacional. Significa que o trabalho que desenvolvemos durante esses dois primeiros anos tornou nossa instituição uma referência a ser seguida, com o melhor relatório de prestação de contas anual de 2016, com relação à transparência, sustentabilidade, facilidade de acesso e clareza das informações e governança.

Também recebemos, em novembro, o prefeito de Veneza-Itália em nosso Clube, que fez questão de nos visitar, tamanha a importância do ECP no cenário esportivo mundial, e ficou impressionado com a forma de gerir um Clube social e esportivo de 39.000 associados e pela solidez da instituição de 118 anos de existência.

E como resultado ainda do trabalho, que nos foi possível dar continuidade depois de eleito, no desenvolvimento da administração, fui chamado para assumir a presidência da ACESC, Associação de Clubes Esportivos e Sócio Culturais de São Paulo para o ano de 2018, na qual pretendo colocar ainda mais em destaque o nosso Clube, com relação às atividades sociais e culturais, da mesma forma que temos feito aqui internamente.

Temos programação especial de Natal: receberemos as cartas para o Papai Noel, na Brinquedoteca, e receberemos a visita do Bom Velhinho no dia 16 de dezembro, para as nossas crianças viverem esse espírito natalino. Ainda teremos apresentações especiais da Orquestra e do Coral com temas natalinos e o tradicional Réveillon. Confira os detalhes desses eventos nesta edição. Agradeço a todos pelo excelente ano de 2017, um ano de muito trabalho, com grandes conquistas para o Esporte Clube Pinheiros em todas as áreas, demonstrando a cada dia a força de nosso centenário Cube e a honra que todos nós temos em poder representá-lo.

Despeço-me desejando a todos um ótimo Natal, em família, e um Novo Ano repleto de felicidades.

Todos Juntos por um Pinheiros ainda melhor.

Dezembro - 2017