BIÊNIO 2015/2017

Em maio de 2015, com a proposta
de tornar o Esporte Clube Pinheiros ainda melhor, iniciamos o nosso mandato do biênio 2015/2017, com o orçamento do corrente ano já em execução. De imediato, tomamos as medidas necessárias para cumpri-lo e, gradativamente, implantar a nossa visão do Clube e a nossa forma de gestão e governança.

Colocamos como metas, para a administração eficiente do Clube, a austeridade nos gastos e benefícios, escutar e atender às solicitações do corpo associativo, ampliar as fontes de receita, reforçar a importância das licitações dos mais diversos serviços, utilizar com responsabilidade os recursos do Clube, estabelecer o cumprimento rigoroso do Estatuto e, sobretudo, o respeito às nossas tradições e à Família Pinheirense, trabalhando sempre em prol da coletividade.

Criamos o Pinheiros Esclarece, importante canal de comunicação que aproximou a Diretoria do Corpo Associativo e foi muito útil para os esclarecimentos oficiais aos associados. Criamos, também, o Orçamento Participativo que deu a oportunidade, aos Conselheiros e Associados, de participar efetivamente na elaboração das peças orçamentárias com críticas e sugestões. E criamos, ainda, a UCP - Universidade Corporativa Pinheiros, para auxiliar o aprendizado e conhecimento de nossos funcionários.

O biênio 2015/2017 foi de muitas conquistas esportivas e administrativas. Unimos esforços e construímos um Time Pinheiros vencedor, com um número recorde de 76 participantes que alavancou uma grande torcida em torno dos atletas e técnicos que integraram a delegação brasileira na Rio- 2016. Na bagagem de volta, duas medalhas olímpicas: na Ginástica Artística e no Judô. No total, agora, são 12 medalhas olímpicas na história do Clube e 10% das conquistas brasileiras são também de pinheirenses.

Houve uma importante realocação de áreas e modalidades envolvendo as Diretorias de Esportes. As modalidades praticadas no Clube foram divididas em: Esportes Olímpicos e Formação, Esportes Associativos Competitivos e Relações Esportivas. Isso tudo para dar alternativas para a prática esportiva, de acordo com as demandas do associado e colocando foco específico de atuação para cada uma das diretorias.

Grandes eventos foram promovidos, marcando o calendário pinheirense, como o Brasil Open Tênis, a Festa Junina, a comemoração dos nossos aniversários em setembro, as edições do Rock & Dance que agitaram o Clube e tantas outras festas tradicionais, como a Festa da Cerveja e o Réveillon.

De forma pioneira, implantamos o Programa de Bonificação,que disponibilizou para 4.700
associados no ano passado e, neste ano, em torno de 16.000 associados serão os beneficiados com o resgate, em forma de bônus, de descontos em nossas atividades.

Para as crianças pinheirenses, nosso futuro, foram entregues novas e melhores instalações, brinquedos inclusivos, um novo salão para eventos e o Jardim de Infância Tia Lucy reformado. A Piscina Infantil também passou por uma reforma que devolveu a segurança ao local.

O complexo de areias ganhou novas quadras e instalações para mais conforto na prática dos esportes de areia, que têm crescido de forma exponencial nos últimos anos.

Os jardins e as áreas verdes, grande patrimônio do Clube, foram revitalizados, com novo conceito visual, que tornou o espaço mais amplo, valorizando a iluminação natural para aumentar a integração dos associados e tornar a experiência de caminhar no Clube ainda mais agradável.

A área de Serviços Gerais não ficou fora do nosso radar. Fizemos uma reestruturação da operação, novos procedimentos foram implementados e equipamentos foram adquiridos, com os quais atingimos maior produtividade no trabalho, o que permitiu a redução das equipes e melhoria da gestão.

Aliado à busca por ganhos de produtividade, aumentamos nossos esforços para implementar as boas práticas de gestão corporativa, o compromisso com o meio ambiente e a busca pela inovação e aperfeiçoamento das pessoas, como pilares de um desenvolvimento sustentável e de seu posicionamento estratégico.

Na gestão financeira, uma grande vitória para o associado: a recomposição do capital de giro projetada para o biênio foi atingida, trazendo mais segurança e equilíbrio para as finanças do Clube.

Outra inovação importante, para a execução de obras de porte, foi a introdução de metodologia que prevê duas etapas de aprovação no Conselho. A primeira, para obter a autorização para a realização dos estudos e projetivos executivos, que permitirão uma estimativa mais assertiva do orçamento e prazo total para a obra, e a segunda etapa, quando é solicitada ao Conselho a aprovação da execução.

Com o Portal de Serviços no site do Clube, facilidade e agilidade para o atendimento ao associado. Com a ampliação do monitoramento por câmeras, maior segurança. O acesso apenas pela biometria, sem a obrigatoriedade da apresentação do Cartão Pinheiros, outra demanda antiga dos associados também foi atendida neste intenso e vibrante mandato.

O Plano Diretor de Desenvolvimento, direcionador das ações de médio e longo prazos, exigiu um trabalho intenso,com diversas reuniões com
conselheiros, audiência pública com associados, ampla pesquisa para apontar necessidades com os associados e recebeu, durante este período, trabalhos de revisão e atualização, com a conclusão da 1ª fase de estratégias setoriais e proposições de zoneamento físico, e preparação da apresentação e encaminhamento para apreciação do Conselho Deliberativo.

Ainda em 2016, fomos premiados pela ABRASCA: estamos entre as 10 organizações não empresariais pela qualidade das informações em nosso relatório anual. E para encerrar o ano passado, no Congresso Brasileiro de Clubes, fomos premiados como o melhor Clube Esportivo de 2016, motivo de orgulho e satisfação para todos nós e para todos os nossos antecessores, que muito contribuíram para essa realidade, além do desafio permanente de fazer do Pinheiros um clube ainda melhor a cada ano.

O trabalho árduo, com humildade para ouvir as críticas e desprendimento em ceder espaço para que todas as correntes de pensamento possam contribuir, é o segredo da aceitação e do sucesso com que esta gestão tem repetidamente sido brindada pelas alamedas de nosso Clube.

Não poderia deixar de mencionar a vital contribuição do Vice- Presidente da Diretoria, Marciano Araújo Neto, para o sucesso de nossa gestão, sempre repleto de bons conselhos e ideias. Tive um grande parceiro ao meu lado nessa trajetória.

Agradeço imensamente a todos os diretores, conselheiros, associados e funcionários que participaram desse biênio 2015/2017, cada um com a sua respectiva colaboração e contribuição, fortalecendo, a cada dia, a portentosa estrutura do nosso Esporte Clube Pinheiros. Muito obrigado!

“TODOS JUNTOS POR UM PINHEIROS AINDA MELHOR”

 

Abril - 2017