Diretoria

O projeto de revisão da Governança do Clube teve início em 2018, com a contratação de um diagnóstico sobre o sistema de governança e compliance do Clube, de forma comparativa às melhores práticas, em que foram apontadas oportunidades de aprimoramento em diversas frentes de ação. Este é um trabalho de construção coletiva e que exige os envolvidos de todos os públicos, como associados, funcionários, atletas, fornecedores e patrocinadores. Nesta área do site, você poderá acompanhar o andamento dos projetos como a elaboração do Código de Ética e Conduta e na implantação do Canal de Denúncias.

Estão em vigor procedimentos que já trazem melhorias e mais transparência para os atos de gestão, como por exemplo, na composição da Diretoria, logo abaixo, foram disponibilizadas as informações sobre a qualificação dos Diretores para os cargos que ocupam e estão publicadas também as atas de reuniões da Diretoria. Os Diretores assinaram o termo de compromisso, conduta e políticas corporativas, em que declaram seu compromisso em atuar para o cumprimento da missão do Clube, para a consecução dos objetivos e visão de futuro do ECP, compartilhada no planejamento estratégico. Os documentos podem ser consultados nos links abaixo.

O Clube também conta com a colaboração de um Comitê nomeado especialmente para essa finalidade, composto por 13 Conselheiros e convidados, que estão dedicados à análise do Estatuto, Regulamento Geral e todos os regimentos que compõem o ordenamento jurídico do ECP. Esse grupo é responsável pelas proposições que levarão à revisão destes documentos.

Diretoria

A Diretoria Executiva é composta por associados voluntários e não remunerados, conforme Art. 70 do Estatuto Social e Art. 138 do Regulamento Geral. A gratuidade de serviços e eventos, quando no exercício do mandato e a serviço do Clube, é concedida conforme os artigos 14 a 18 do Regimento Interno da Diretoria.

Termo de compromisso (2019-2021)

Conduta da Diretoria (2019-2021)

Atas das reuniões

Maio/2019

 

Composição da Diretoria

Nomeados em maio de 2019

Presidência

Presidente

Ivan Castaldi Filho

Associado há 62 anos, Ivan Castaldi Filho é dentista e iniciou sua atuação política no Clube em 1990 como Conselheiro, ocupando o cargo em seis diferentes gestões e atuando nas áreas esportivas e sociais.

Eleito Presidente da Diretoria em maio de 2019 para o biênio (2019/2021), entende que a missão de administrar o Clube com 38.729 associados só será possível com a colaboração do Vice-Presidente, Fernando Amante Chidiquimo, e dos quase 200 associados que compõem a Diretoria, de forma voluntária, compartilhando o mesmo desejo e tornando o ECP ainda melhor.

O foco de sua gestão é promover o bem-estar dos associados, prezando pela coletividade e aplicando ações sustentáveis no dia a dia do Clube. Ouvir o associado, garantir a qualidade dos serviços, ampliar ainda mais a estrutura nas áreas de esportes, manter o equilíbrio orçamentário e apresentar com transparência todos os atos de gestão serão as pautas dos próximos dois anos.

Frequentador diário do Clube, Castaldi desde os 13 anos defende as cores pinheirenses com a equipe de Peteca e possui vários títulos estaduais e nacionais.

 

Vice-Presidente

Fernando Amante Chidiquimo

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Direito Tributário pelo IBMEC São Paulo, Fernando Amante Chidiquimo é associado desde 1980.

O atual Vice-Presidente do ECP também atua de forma interina como Diretor de Área de Patrimônio. Sua história na política pinheirense começou em 2014 como Conselheiro suplente, atuou como Diretor Jurídico do Clube de 2015 a 2019 e tem mandato até 2020 como Conselheiro Efetivo.

Diretor Jurídico da ACESC (Associação de Clubes Esportivos e Sócio Culturais) do Estado de São Paulo (Janeiro/2019 até o presente momento). Secretário-Geral Adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção do Butantã (julho/2014 a novembro/2015). Membro Efetivo do Comitê Jurídico da Associação Comercial de São Paulo, Subseção Sudoeste (agosto/2014 até o presente momento. Licenciado desde maio/2015).

Assessoria de Planejamento

Assessor de Planejamento

José Marlon Salvador Barroso

Associado desde 2002, José Marlon Salvador Barroso participa ativamente da administração do Clube desde novembro de 2015, quando foi nomeado como Diretor-Adjunto de Serviços Gerais, cargo que ocupou até maio de 2016. Em seguida, foi Diretor de Restaurantes por 30 meses e eleito Conselheiro em 2016.

É Mestre em Administração de Negócios pela FIA-USP e trabalhou por cerca de 28 anos no setor elétrico, nas áreas de planejamento e administração. Atualmente, é consultor na área de negócios.

A dedicação atual ao Pinheiros, como Assessor de Planejamento, tem um grau de satisfação claro: auxiliar e aprimorar o lugar em que vive boa parte do seu tempo e é muito grato pelo que o Clube lhe oferece.

Diretoria de Área Administrativa

Diretor de Área Administrativa

Gerson Aguiar de Brito Vianna

Gerson Aguiar de Brito Vianna, 69 anos, faz parte do quadro associativo do Pinheiros há 25 anos. Antes disso, foi Presidente da Diretoria e Comissões de Obras e Finanças, além de Conselheiro por mais de 40 anos de Clube socioesportivo de porte médio na cidade de São Paulo. É membro do Conselho Fiscal do SindiClube, entidade que congrega e atua na defesa dos interesses dos principais clubes do Estado de São Paulo, há mais de 15 anos.

No ECP, atualmente é Conselheiro suplente. Foi atleta militante de Vôlei e fez parte da equipe campeã paulista na categoria Infantil. Ligado ao departamento de Futebol, defendeu as cores do Clube em torneios e jogos nacionais e internacionais e está há 20 anos na coordenação de equipe da categoria Master. Integrou o grupo de trabalho do Departamento na realização do último retrofit do Campo de Futebol B.

É Engenheiro Civil, sócio, Administrador e dirigente de uma empresa de engenharia há 43 anos, atuando nas áreas de orçamento, planejamento, administrativa e financeira.

Diretoria de Área Cultural

Diretor de Área Cultural

Francisco Montagna Filho

Associado desde 1977, Francisco Montagna Filho é um participante assíduo da política do Clube. Em 2000 foi eleito Conselheiro, já foi Conselheiro Suplente e, agora, foi reeleito Conselheiro até 2020. Foi nomeado Diretor de Área Cultural para o biênio 2017/2019 e teve o mandato renovado pela atual gestão para o período 2019/2021.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1976, atua na área de seguros desde 1975. Foi Diretor de Seguradora Americana (Mony-mutual of NY), de 1997 a 2001, e desde 1984 atua como corretor em empresa própria.

Diretoria de Área de Comunicação

Diretor de Área de Comunicação

José Antonio Melo e Silva

Há quase 15 anos como associado com toda sua família, José Antonio Melo e Silva começou a atuar na área política do Clube a convite do atual presidente Ivan Castaldi, em 2010. Em 2018, foi candidato a Conselheiro e conquistou uma vaga como suplente.

Profissionalmente, é formado em Publicidade pela ESPM e trabalhou em importantes agências de publicidade do País, como DPZ, McCann Erickson, Almap, Salles DMB&B. Também foi responsável pela área de comunicação de grandes empresas: GM, Ford, VW, Kibon, Coca-Cola, Grupo Estadão, Alpargatas, Kraft Foods, Gillette, Pan Am e Philips. Nesta, atuou como Diretor Internacional para a América Latina, sendo o contato direto da área com a matriz da empresa, na Holanda.

Em paralelo ao trabalho em agências, participou como organizador de eventos nacionais e internacionais. No 2º Congresso Brasileiro de Propaganda, apresentou o trabalho “Os Novos Papéis do Homem de Atendimento”, sobre a área de atendimento das agências.

No Clube, pratica diversas atividades esportivas: Beach Tennis, Natação, Ginástica Wellness e Fitness.

Diretoria de Área de Desenvolvimento e Projetos

Diretor de Área de Desenvolvimento e Projetos

Carlos Edmundo Miller Neto

Carlos Edmundo Miller Neto cresceu no Clube, junto dos irmãos. Associado desde 1960, teve sua iniciação esportiva na Natação, Judô, Atletismo e Tênis. Manteve a prática de atividades físicas no seu dia a dia e, desde 1998, treina com o grupo de Corrida de Rua. Já participou de dezenas de provas com diversas distâncias no Brasil e no exterior, contando até o momento com a conclusão de 15 maratonas.

Foi eleito pela primeira vez para o Conselho Deliberativo em 2008 e reeleito em 2014. Foi Diretor de Patrimônio de maio de 2015 a maio de 2019, tendo acumulado a Assessoria de Planejamento da Presidência de outubro de 2017 a maio de 2019.

É engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica (USP), em 1979, com especialização em Administração pelo CEAG – FGV, em 1981.  É sócio fundador e diretor superintendente da Planservice Engenheiros Associados Ltda., empresa com 30 anos de atuação no Gerenciamento de Projetos e Obras e é membro e participa de entidades de representação profissional e empresarial como o Instituto de Engenharia (IE), Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos/SP (AMCHAM).

A atuação profissional como representante de seus clientes na gestão e implantação de projetos de edificações, aliada à experiência de quatro anos à frente da Diretoria de Patrimônio, em que teve o conhecimento aprofundado da infraestrutura do Clube, e quase dois anos na Assessoria de Planejamento, em que verificou os processos internos da instituição, possibilitou a Miller atuar em uma nova diretoria, criada especialmente para dar ênfase aos assuntos estratégicos ligados ao desenvolvimento do Clube.

 

Diretoria de Área de Esportes Associativos Competitivos

Diretor de Área de Esportes Associativos Competitivos

Ricardo Luís Sacardo

É atuante e praticante na área de esportes desde 2004, principalmente no Futebol Adulto e no Futebol Menor, onde foi Técnico, Coordenador e Patrono de Seleções. Associado desde 2004, foi idealizador do projeto social do Álbum de Figurinhas do Futebol Menor. Sacardo foi ainda Diretor-Adjunto do Futebol Menor de 2007 a 2012 (seis anos) e de Relações Esportivas de 2013 a 2014 (dois anos).

Formado em Arquitetura e Urbanismo, tem especialização em gerenciamento e execução de obras de curto prazo. Ocupou cargos e posições executivas em empresas no ramo da Construção Civil. Atualmente, atua como diretor proprietário de empresa voltada a projetos e execução de obras. Tem vivência e liderança, adquirida em mais de 30 anos atuando no setor da Construção Civil com excelência em vários trabalhos executados, entre projetos, gerenciamentos e obras.

Desde o início da atuação como associado colaborador, elaborou projetos voltados aos associados e principalmente aos filhos, que são a continuidade de todo este trabalho, sempre buscando melhores condições e espaço para as práticas esportivas e a excelência e qualidade nos serviços, tentando sempre atender as reivindicações dos associados praticantes de cada seção.

Diretoria de Área de Esportes Olímpicos e Formação

Diretor de de Área de Esportes Olímpicos e Formação

Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira

O pinheirense sempre teve uma vida esportiva intensa no Clube, passando por Escolinha de Natação Tia Rita, Natação Competitiva, CAD (Centro de Aprendizagem Desportivo) e Campos de Férias (atual Programa de Férias).

Em 1977 trocou as águas pelos tatames, quando iniciou sua trajetória como atleta do Judô, alcançando a faixa preta aos 18 anos. Representando essa modalidade, conquistou títulos regionais, estaduais e nacionais (individuais e por equipe) e, hoje, é faixa preta 3° Dan. Pratica Corrida de Rua representando o ECP, tendo completado nos últimos 12 anos, 30 Meias Maratonas (21 Km) e 7 Maratonas Internacionais (42 Km).

A atuação na política também tem sido bastante intensa. Como Conselheiro, iniciou seu primeiro mandato em 1990/1996, posteriormente reeleito para os mandatos de 1996/2002, 2002/2008, 2008/2014 e 2014/2020 (cinco mandatos consecutivos de seis anos). Na diretoria exerceu diversos cargos, destacando os de Assessor do Departamento Juvenil no biênio 1987/1989; Diretor Adjunto de Judô por seis biênios de 1989 a 2001; Diretor Executivo de Esportes Aquáticos e Individuais no biênio 2003/2005; Diretor Executivo de Esportes no biênio 2005/2007; Diretor da Área de Esportes Olímpicos e Formação nos biênios 2015/2017 e 2017/2019. Pelo Conselho Deliberativo foi membro da Comissão Permanente de Esportes no biênio 2002/2004 (até 12/5/2003).

É graduado em Educação Física pela FEFISA, pós-graduado em Gestão de Vendas pela ESPM e Gestão de Negócios pela UFRJ. Na carreira de Executivo é Gestor Comercial, especialista na distribuição de produtos de consumo de marcas internacionais, atuando diretamente nos principais canais do varejo especializado (lojas físicas e e-commerce).

Dirigiu e liderou, nos últimos 18 anos, equipes comerciais em indústrias e importadoras no segmento de Utilidades Domésticas, Decoração e Eletroportáteis, como Grupo M Cassab, Yoi Houseware (atual Grupo Martiplast) Riva, GS Internacional. Atualmente, é Gerente Comercial na MCD Comércio e Importação Ltda.

Sua visão de futuro para o ECP está intimamente ligada à paixão pelo olimpismo e o firme propósito de poder contribuir com a experiência adquirida como ex-atleta, sua vivência de Clube, graduação como Educador Físico e, posteriormente, como Gestor de Negócios. Entende que os pilares do esporte estão diretamente ligados aos princípios mais modernos de gestão, como transparência, equidade, accountability e responsabilidade organizacional.

Defende a ideia de que, se bem aplicadas, as boas práticas de governança irão dinamizar ainda mais a atuação do Clube no cenário nacional, mostrando profissionalismo exemplar e valorizando o relacionamento entre Diretoria, Conselho, Associados e Atletas, unindo todos na missão de formar pessoas melhores e saudáveis através da prática esportiva.

Nos últimos dois anos tem-se dedicado a realizar a aproximação e o alinhamento institucional do ECP com as principais entidades do Sistema Desportivo Nacional, destacando-se na articulação da inclusão dos clubes sociais-desportivos no âmbito das decisões estratégicas no COB – Comitê Olímpico Brasileiro, no CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e Secretaria de Esportes no Governo Federal.

 

Diretoria de Área Financeira

Diretor de Área Financeira

Luís Alberto Figueiredo de Sousa

Associado há mais de 20 anos, Luís Alberto Figueiredo de Sousa é formado em Engenharia, com pós-graduação em Administração e já ocupou posições executivas como Gerente e Diretor Estatutário em instituições como Cofap, Camargo Corrêa S.A. e Camargo Corrêa Transportes. Também possui uma ampla vivência em governança, adquirida com a participação em conselhos de administração, fiscal e consultivo de empresas de segmentos variados, como São Paulo Alpargatas, Santista Têxtil S.A., CCR-Cia. de Concessões Rodoviárias, Coelho Distribuidor, Construjá, Hydronorth, Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, Instituto Kapok de Inovação e ANPEI.

É sócio/consultor empresarial com foco em M&A, estratégia e gestão, prestando serviços no Brasil, Espanha, Argentina e Inglaterra para empresas do porte da Cosan, Telefónica, Bradesco, Voith e Bayer. Paralelamente, atua como professor na Universidade Anhembi Morumbi, ministrando aulas das disciplinas de Negócios e Gestão para turmas de engenharia.

Eleito Conselheiro em 2010 e reeleito em 2016, tem tido uma participação ativa no Clube, principalmente nos temas relacionados a boas práticas de governança e finanças. Participou da Comissão de apuração do déficit de Capital de Giro e presidiu a Comissão de Finanças durante o último biênio (2016/2018). Acredita que estar atento aos riscos e respeitar as leis e regulamentos relacionados à área financeira do Clube, vai além do seu papel como profissional, trata-se de uma contribuição social.

Luís Alberto também faz parte do grupo de associados que se dedicam à prática da Corrida de Rua.

Diretoria de Área de Governança e Compliance

Diretora de Área de Governança e Compliance

Renata Pinheiro e Campos Guedes de Azevedo

Associada há mais de 10 anos, Renata Pinheiro e Campos Guedes de Azevedo é Engenheira Química, com pós-graduação em Administração Industrial e MBA pela Universidade de São Paulo. Já são 15 anos só atuando em cargos executivos em multinacionais.

É Diretora para a América Latina, em uma instituição que está entre as 100 maiores empresas da bolsa de Londres, onde é responsável por gerenciar operações no México, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil.

Com mais de 25 anos de experiência profissional, acumulou uma ampla bagagem em implementação de sistemas de gestão e governança, tendo participação ativa em processos de Auditoria Interna, e utilizará toda a sua expertise na nova função que assumiu no Clube.

Sua contribuição para o Pinheiros ocorreu de forma mais ampla em 2016, ano em que a Olimpíada foi realizada no Brasil, tendo como sede o Rio de Janeiro e, em decorrência do evento, o Clube recebeu parte da Delegação Chinesa. Renata foi a coordenadora do Programa de Voluntários, grupo formado por associados, que tinha como finalidade atender as demandas envolvendo os atletas chineses durante sua permanência no Clube. Após sua atuação no período olímpico, também foi eleita como Conselheira em 2018.

Diretoria de Área Jurídica

Diretor de Área Jurídica

André Bruni Vieira Alves

Associado há 14 anos, André Bruni Vieira Alves é advogado, formado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e é mestre em Direito Processual Civil, também pela PUC-SP.

Sócio do escritório Bruni e Advogados e membro do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), tem mais de 20 anos de experiência. É especializado em Direito Civil, contencioso e consultivo, voltado à prestação de serviços de excelência técnica e em casos de alta complexidade.

Sua atuação na área jurídica do Clube teve início após ter sido eleito membro da Comissão Permanente de Processamento e Julgamento para o biênio 2018/2020. Manteve-se na função até maio de 2019, quando se desvinculou para assumir a diretoria da área jurídica do ECP.

Durante a permanência no cargo, participou de forma ativa auxiliando na formação e constituição dos procedimentos internos para a devida atuação das Câmaras que compõem a Comissão. Agora como Diretor, espera dar continuidade ao trabalho contribuindo na administração das questões legais inerentes às atividades da instituição e na relação do Clube com seus mais de 38 mil associados.

Atualmente é Corregedor e Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB, Subseção de Pinheiros, para o mandato de 2019/2021, entidade em que também exerceu as funções de Presidente da Comissão de Cultura e de Diretor Adjunto da Escola Superior de Advocacia e também auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Rúgbi.

Praticante de Tênis, Bruni é casado e tem dois filhos e a família frequenta cotidianamente o Pinheiros. As crianças vivenciam experiências no CAD e em Escolinhas de outras modalidades, como Natação, Futebol e Tênis.

Diretoria de Área de Marketing

Diretor de Área de Marketing

Roque Antonio Horta de Ferreira Mendes

Associado há 15 anos, Roque Antônio Horta de Ferreira Mendes é formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing. No setor de Marketing atuou em grandes empresas nacionais e multinacionais, com marcas líderes de mercado em seus segmentos, no Brasil e no exterior. Na Comunicação passou pelas maiores agências do País, como diretor de planejamento e atendimento, também trabalhando com marcas e instituições renomadas.

Atualmente, dedica-se ao Marketing Esportivo, trabalhando há sete anos com a maior marca em seu segmento em território nacional e uma das mais importantes e relevantes do mundo. Acredita que trabalhar com a marca Pinheiros, o maior clube poliesportivo da América Latina, será um desafio grande, porém empolgante, e espera contribuir não apenas com o crescimento da receita, mas também atender aos anseios e necessidades do principal público consumidor, os associados.

Um amante e praticante assíduo de esportes, desde que ingressou no Pinheiros participa dos campeonatos internos de Futebol Adulto, pratica Tênis e frequenta o Fitness. Seu envolvimento com a modalidade associativa Futebol vai além de somente praticar o esporte. Já foi técnico no Futebol Menor em todas as categorias, patrono da seleção Sub-13 e coordenador da categoria Infanto (14 a 17 na época).

Foi também um dos idealizadores do primeiro álbum de figurinhas do Futebol Menor, que posteriormente foi assumido pelo Clube. Continua dedicando-se ao Futebol Adulto, sendo atualmente técnico e patrono, além de coordenar a categoria Super Master (acima de 50 anos).

Diretoria Médica

Diretor Médico

Samir Salim Daher

Samir Salim Daher está indo para o segundo mandato como Diretor Médico do Clube. Associado há 19 anos, o pinheirense é membro da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do Conselho Federal de Medicina e diretor do Serviço de Medicina do Esporte do Hospital do Servidor Público Estadual-SP.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Ciências da Saúde pelo Hospital do Servidor Público Estadual-SP, MBA em gestão para executivos de negócios pela FGV-SP, pós-graduado em medicina do esporte pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Toronto/Canadá, o Diretor Médico do ECP foi presidente da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e atuou como coordenador do departamento médico dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Diretoria de Área de Operações

Diretor de Área de Operações

Dante Boccuto Junior

Associado do Clube desde 1960, Dante Boccuto Junior sempre participou das atividades pinheirenses na época da adolescência. No Futebol, integrava o grupo Dente de Leite, com campeonatos internos e formação de seleção do esporte. Além desta modalidade, também praticou Tênis e Squash no ECP.

Para focar nos estudos e na vida profissional, distanciou-se do Clube por algum tempo, até retornar para acompanhar as filhas em atividades como CAD (Centro de Aprendizagem Desportiva), Natação, Vôlei e aulas no Jardim de Infância Tia Lucy. Nessas ocasiões, participava como um associado frequentador.

Nos últimos 10 anos, passou a atuar mais ativamente nas questões administrativas e políticas do Clube, assistindo às reuniões do Conselho Deliberativo e se inteirando sobre a complexidade do espaço pinheirense. Em 2016, foi eleito Conselheiro e, em julho de 2017, nomeado Diretor-Adjunto da Área de Serviços Gerais. Convidado pela Presidência para participar da gestão 2019/2021, está honrado em dar continuidade ao trabalho iniciado na área de SG.

Engenheiro Civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Administração de Empresas pelo CEAG-FGV/SP, e possui MBA em controladoria pela FEA-USP. Atuou no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Rhodia, Tintas Coral e, hoje, é responsável pela gestão de linhas de produtos para o mercado da construção civil, em especial nos segmentos de Aeroportos, Hotelaria, Hospitalares e Indústria, focando, na última década, em gestão de Serviços. Há mais de 30 anos também atua como executivo de uma empresa multinacional suíça-alemã.

Diretoria de Área de Patrimônio

Diretor de Área de Patrimônio

Fernando Amante Chidiquimo

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Direito Tributário pelo IBMEC São Paulo, Fernando Amante Chidiquimo é associado desde 1980.

O atual Vice-Presidente do ECP também atua de forma interina como Diretor de Área de Patrimônio. Sua história na política pinheirense começou em 2014 como Conselheiro suplente, atuou como Diretor Jurídico do Clube de 2015 a 2019 e tem mandato até 2020 como Conselheiro Efetivo.

Diretor Jurídico da ACESC (Associação de Clubes Esportivos e Sócio Culturais) do Estado de São Paulo (Janeiro/2019 até o presente momento). Secretário-Geral Adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção do Butantã (julho/2014 a novembro/2015). Membro Efetivo do Comitê Jurídico da Associação Comercial de São Paulo, Subseção Sudoeste (agosto/2014 até o presente momento. Licenciado desde maio/2015).

Diretoria de Área de Relações Esportivas

Diretor de Área de Relações Esportivas

Marcelo Fincato Liberado

Associado desde 1974, Marcelo Fincato Liberado é administrador de empresas, com MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É empresário do ramo de incorporação e empreendimentos imobiliários, já atuou por 22 anos como executivo sênior em empresas de grande porte, do setor de bens de consumo, como: Heineken Brasil/Femsa, Kerry do Brasil, Barilla, Rayovac, J. Macedo e Parmalat, a maior parte do tempo em cargos de liderança nas áreas de Marketing e Gestão de Unidade de Negócios.

Sua trajetória política no Pinheiros teve início em 2012, eleito Conselheiro para os mandatos 2012/2018 e 2018/2024, estando entre os cinco candidatos mais votados. Além disso, foi membro da Comissão Permanente de Esportes no biênio 2014/2016 e membro da Comissão Permanente de Sindicância no biênio 2018/2020, deixando a função em maio deste ano para assumir a diretoria de Relações Esportivas.

Como Diretor de Relações Esportivas, pretende desenvolver e incentivar o esporte nas atividades recreativas, atendendo as necessidades dos associados e respeitando as melhores práticas de Governança e Compliance. Tudo isso, no entanto, se atentando em preservar os valores do Clube e zelar pela integração da família pinheirense.

Frequentador de diversas áreas esportivas, sociais e culturais do Pinheiros. No Futebol Menor, já atuou como técnico, coordenador e patrono da Seleção do ECP entre os anos de 2009 e 2017.

Diretor de Área de Restaurantes

Diretor de Área de Restaurantes

André Novaes Patury Monteiro

Nomeado Diretor de Restaurantes, André Novaes tornou-se associado do Clube aos cinco anos, em 1985. A participação na administração e na política pinheirense teve início em 2010, quando foi eleito membro do Conselho Deliberativo, e seguiu por vários anos. O associado também já ocupou o cargo de Diretor-Adjunto do Futebol Society e de Assessor dos Esportes de Areia.

Membro do Plano Diretor de Desenvolvimento na reestruturação de Bares e Restaurantes, foi voluntário para a formatação e adequação do Tucumã Bar Snooker. Essas experiências contribuíram como uma preparação para o cargo que hoje ocupa como Diretor de Área de Restaurantes.

Seu objetivo no departamento é a gestão intensiva em treinamento para os funcionários com o objetivo principal de melhorar o atendimento ao associado, qualificar e valorizar a mão de obra interna, aperfeiçoar o padrão de fichas técnicas de alimentos, bebidas e cardápios. Ter os mesmos itens padrões em todos os pontos de vendas, com preço e apresentação do produto, realizar eventos de gastronomia, workshop, degustações e jantares harmonizados com degustações orientadas também são suas metas. Assim, serão equalizadas as despesas x receitas, com foco em solucionar os problemas da área.

O associado fez o Ensino Fundamental na Escola Morumbi e no Colégio Santo Américo. Formou-se em Jornalismo na FIAM e trabalhou na TV Bandeirantes na chefia de reportagem, BandNews TV e BandSports. Há 12 anos é empresário e sócio-diretor da Get Trade, empresa de importação e exportação. É sócio do restaurante bar Coisa Boa e da Get Your Beer, empório e pub. Beer Sommelier Doemes, Especialista de Cerveja artesanal, Wine Spirits nível 1, Mestre em Harmonização de Cerveja, Spirits and Foods. Publisher e editor chefe da Revista do Gin.

Diretoria de Área Social

Diretor de Área Social

Raul Leite Mota Silva

Associado há 50 anos, Conselheiro há três anos e Diretor de Área Social há dois anos.  Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela UCLA (USA), trabalhou por três anos em Hotelaria na área de Marketing da rede norte-americana Sheraton.

Atuou por 22 anos como executivo nas agências de Live Marketing: Incentive House (Grupo Accor), Total On Demand (Grupo TotalCom), Mark Up e Cia Group, atuantes nos mercados de eventos, promoções, ativação, Loyalty e incentivo. Desde 2015 é sócio proprietário em três empresas: Travelesse/Infinity, Band, Essência Live Mkt e Bikecina.

Defendeu o Pinheiros como atleta do Tênis, modalidade que iniciou aos sete anos de idade a partir da Escolinha do Clube e seguiu até os 20 anos, conquistando vários campeonatos em diversas categorias e classes.

Diretoria de Área de Suprimentos

Diretor de Área de Suprimentos

José Alípio de Barros

José Alípio é associado há mais de 50 anos. É Conselheiro e já realizou vários trabalhos como Diretor, Diretor-Adjunto, membro e presidente de comissões, entre outras atribuições e contribuições ao Clube. Atuou nas diretorias de Bares e Restaurantes e de Suprimentos. Também se destacou na Comissão de Governança e Renovação para gerir os três campos de Futebol.

Estudou no colégio alemão Waldorf – Rudolf Steiner, formou-se em Administração de Empresas na PUC-SP, onde especializou-se em Marketing. Fez curso de Hotelaria em Londres para colaborar na gestão de um empreendimento da família e atua em várias entidades sociais, sendo presidente de uma delas.

Trabalhou em grandes empresas  (Telefônica, Vivo, Recognition S.A.) como consultor em projetos de Fusão e M&A. Sua maior especialidade profissional é na gestão de suprimentos e compras, em “Strategic Sourcing” e em Projetos Corporativos de Redução de Custos.

Praticante de Tênis, Mini Tênis, Squash, Beach Tennis e Karatê, há 15 anos faz parte de um grupo de amigos da Corrida, pinheirenses que se juntaram e se organizaram há mais de 40 anos.

Centro Pró-Memória Hans Nobiling

Presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling

Dulce Arena Avancini

Dulce Arena Avancini é associada desde 1949 e conta com uma atuação política intensa no Clube. Sua primeira eleição ao Conselho Deliberativo ocorreu em 1986, quando foi eleita suplente. Dois anos depois foi eleita Conselheira e, desde então, tem seus mandatos renovados a cada nova eleição, estando em seu 6º mandato. No Conselho Deliberativo exerceu o cargo de 2ª Secretária de 1996 a 2000, e de 1ª Secretária de 2000 a 2006.

Além disso, foi Secretária da Comissão de Sindicância de 1988 a 1996, Secretária da Comissão Especial Feminina em 1990, Membro da Comissão Processante Especial, incumbida de instruir o processo disciplinar CD-32/2015, de interesse de Conselheiras e Associadas.

Na Diretoria, foi 1ª Secretária da Comissão Pró-Memória em 1991, Membro da Comissão Pró-Memória entre 1991 e 1999 e 2003 a 2007, Secretária do Centro Pró-Memória Hans Nobiling no biênio 1999/2001. É Presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling desde 2015.

Nos esportes, praticou Tênis durante 50 anos, inclusive defendendo as cores do Pinheiros em campeonatos brasileiros e sul-americanos. Também fundou a equipe de Boliche “Pagãs” do Pinheiros, em 1960, da qual é presidente há 27 anos. É membro do Coral desde 1971.

Foi Curadora da Fundação Dorina Nowill para cegos a partir de 2006, iniciando como voluntária em 1963. Foi uma das fundadoras do Departamento de Damas da Federação Paulista de Tênis, na gestão Milton Motta, na década de 1960.

Departamento de Assistência Social

Presidente do Departamento de Assistência Social

Adriana Florence Spinelli

Adriana Florence Spinelli tornou-se associada em 1968 e, desde então, faz atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer. Formada em Comunicação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, conta com especialização na área de Estamparia em Londres/Inglaterra.

Ao ser nomeada Presidente do Departamento de Assistência Social (DAS) para o biênio 2019/2021, amplia sua atuação no Clube, tornando-se responsável pelo setor que cuida do bem-estar dos funcionários e investe em ações sociais. Divide o tempo entre a família, o esporte das areias, o estúdio fotográfico e o novo cargo, dando continuidade às experiências na área social e realizando o sonho de conduzir um grande projeto.

Consultorias da Presidência

Consultora Especial da Presidência para Canais de Comunicação/Ouvidoria

Maria Cristina Machado de Araújo

Nasceu em uma família pinheirense. Foi eleita Conselheira suplente em 2016 e Conselheira em 2018. Coordenou os voluntários na vinda da delegação chinesa para o Brasil.  Participou da diretoria como assessora do Vôlei e como Diretora-Adjunta do CAD e do Vôlei Base. Praticou Vôlei e Natação na infância e hoje se dedica à Ginástica e ao Boliche.

Formada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto, é atual sócia proprietária da empresa Point Park Estacionamentos. Concursada pelo Banco do Brasil, onde exerceu por 10 anos cargos de gerência administrativa e de relacionamento com clientes, adquiriu certificações de investimento e na área administrativa e de gestão de pessoas.

Deseja ouvir as necessidades dos associados em busca do melhor para o Clube, atendendo às sugestões e reclamações com critérios e agilidade para que os processos internos sejam aprimorados.

Consultor da Presidência para Finanças

Antonio Augusto Brant de Carvalho

Consultor da Presidência para Cultural e Social

Eduardo Ribas Oliveira Machado

Consultores da Presidência para Assuntos Jurídicos

Ney Roberto Caminha David
Santo Romeu Netto