Os hábitos alimentares também são aliados na hora de manter a saúde em ordem e alguns alimentos são bons especificamente para a saúde do homem. Os peixes gordurosos fazem parte da lista, pois são ricos em ômega-3, e estão associados a baixas taxas de depressão, doenças do coração e câncer. As frutas vermelhas são bons antioxidantes e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, infecções urinárias, doenças cardíacas e perda de memória.

Confira a lista dos alimentos que fazem bem, desenvolvida pela nutricionista do Clube, Marina Bonilha.

• TOMATE / MAMÃO / MELÂNCIA: são fontes importantes de licopeno, que é um carotenoide (por isso a cor avermelhada / alaranjada) de ação antioxidante. “Existem algumas evidências de que o consumo regular de licopeno diminui a chance dos homens desenvolverem câncer de próstata e de pulmão”.

• UVA / SUCO DE UVA INTEGRAL SEM AÇÚCAR / VINHO TINTO EM MODERAÇÃO: fonte importante de resveratrol e polifenol, encontrados nas sementes de uva, principalmente. “Estudos já mostraram a ação protetora do resveratrol para a saúde arterial e na redução do risco de doenças cardiovasculares”.

• CARNES MAGRAS, FRANGO E BOI, OVOS, LEGUMINOSAS COMO FEIJÕES, LENTILHA E GRÃO DE BICO. “São alimentos proteicos, fontes de aminoácidos, importantes para a manutenção da massa muscular, uma vez que o consumo esteja aliado à prática de atividade física”.

PEIXES GORDUROSOS, COMO A SARDINHA E O ATUM, SÃO RICOS EM VITAMINA D, importante para a manutenção da saúde dos ossos que, com o avançar da idade, ficam mais propensos a sofrer fraturas. “A vitamina D também está presente na gema do ovo. Outra forma de se obter a vitamina D é pela exposição direta ao sol, que provoca sua síntese pelo próprio organismo”.