As frutas são uma boa escolha para o verão, pois além de alto teor de água, cerca de 85%, também possuem poucas calorias, altos teores de fibras e potássio, além de uma boa fonte de vitaminas, são alimentos que promovem uma rápida renovação de energia, especialmente após atividades físicas intensas.

Através das frutas, vamos falar [na palestra no Esporte Clube Pinheiros sobre hidratação e cuidados com a alimentação para proteger o seu corpo no verão, e saber a importância dos antioxidantes e dos alimentos funcionais e porque este é o segredo de uma vida saudável.

Depois, uma degustação de peras, melões, melancias, maçãs e muito mais.

Peras - São ricas em fibras, essenciais para o controle de colesterol, glicemia e bom funcionamento do intestino, fatores que contribuem para melhor qualidade de vida. A pera é um alimento excelente para os diabéticos, porque através de seus carboidratos complexos e fibras, operam um melhor controle da glicemia e dão saciedade, anulando “aquela vontade incontrolável” de comer doces. A pera também é uma fonte de pectina, fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol total. Para quem que faz atividade física, a perda de potássio pela sudorese durante os exercícios deve ser reposta pelo consumo de frutas ricas em potássio, como a pera, que também é rica em Vitamina C, que possui ação antioxidante e ajuda a impedir os danos causados pelos radicais livres, estimulando a cicatrização de cortes e feridas e auxiliando no combate a uma série de doenças infecciosas.

Melancia - É uma fruta refrescante, com baixo teor de calorias e rica em nutrientes. É ótima para quem faz atividade física pois contém boas doses de sódio e potássio, que repõem a água perdida pelo suor durante o exercício. Ela contém cerca de 90% de água com 50 calorias por cada 100g. E apesar da maior parte das calorias serem provenientes de açúcar, é um açúcar mais saudável, proveniente da própria fruta. É rica em licopeno, que é um fitoquímico presente também nos tomates, que pode ajudar a proteger o coração contra doenças e até alguns tipos de câncer, como o de próstata. Na média, tem 40% a mais de licopeno do que os tomates crus. Além disso a melancia não contém gorduras e é fonte de Vitamina A, B6, C, tiamina e fibras.

Maçã - As maçãs têm em média 95 calorias. Contém vitaminas B1, B2, A, além de fósforo, ferro e potássio. Rica em pectina, tipo de fibra que protege a mucosa do aparelho digestivo, é considerada uma das melhores fibras para controlar os teores de colesterol. Ela também torna a absorção de glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente. Isto é bom para os diabéticos, evitando desta maneira que não ocorra aumento da glicemia, em pico da insulina. A maçã possui ainda substâncias fitoquímicas, como o ácido elágico, que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. O ácido málico, por sua vez, ajuda a tirar as impurezas do sangue. A fruta é considerada também benéfica para o cérebro, pois contém ácido fosfórico em uma forma facilmente digerível.

Melão - Contém Vitamina A e C, que ajudam a diminuir a formação de radicais livres, além de contribuírem para o fortalecimento do sistema imunológico. Ainda contém ferro, cálcio, fósforo e potássio. É um diurético natural, podendo ajudar quem tem hipertensão, E cada 100g só tem 30 calorias.