GERENTE DE ESPORTE COMPETITIVO DO ECP

Qual a importância de se ter um planejamento único para o esporte no Clube?
O importante do planejamento é que conseguimos, dentro de um universo gigantesco que é o Pinheiros, dentro da diversidade das modalidades todas que se apresentam, organizar as ações e fazer com que tudo aconteça alinhado com as diretrizes da Diretoria. Para que o esporte como um todo possa ser mais representativo e atingir a meta global, é fundamental que haja um planejamento único do esporte e que esse planejamento único também contemple macroplanejamentos específicos para cada modalidade. Até porque cada modalidade é um mundo à parte.

Qual a importância do associado no esporte?
Como os próprios números mostram, a base e toda a formação do Pinheiros são, na maioria, mais de 90%, formadas pelo corpo associativo. Nós, por esse estudo percebemos que está havendo uma evasão do associado, que já não figura com a mesma força, com a mesma quantidade, com a mesma significância, nas outras etapas, como as de Especialização e Competitivas, chegando ao Alto Rendimento. Existe, então, uma parte que podemos e devemos trabalhar melhor para capacitar nas modalidades e oferecer a oportunidade no esporte competitivo e de alto rendimento, para que o associado, que tem talento, que se empenha, que se dedica e que investe, possa chegar a bons resultados do mesmo jeito que um associado militante ou pré-militante.

Como será o trabalho com o associado?
Nós vamos aumentar um pouco mais essa base de garotos até 14 anos. Nós vamos criar, junto do CIAA, ferramentas e ações especificas que possam nos dar parâmetros indicadores do desenvolvimento maturacional dessas crianças, para que possamos dividir isso principalmente com os familiares – pais ou responsáveis – e mostrar para eles que o desenvolvimento está diretamente ligado também ao envolvimento no esporte.

Para o novo ciclo olímpico, o que foi preparado de especial?
Qual o foco para 2020? O foco e uma das metas para o próximo ciclo olímpico é fazer com que haja uma maior transferência desses atletas associados para as faixas competitivas e de alto rendimento. Mas, obviamente, com qualidade, bem preparados, e, principalmente, que venham da base do Pinheiros. Esse é o nosso maior objetivo.O Clube é conhecido externamente pelo alto rendimento. Existe alguma preocupação com atletas consagrados? O que estamos fazendo com os atletas, até por uma questão de acompanhar o estatuto do Clube, é adequar o número de competidores. Estamos qualificando mais esses atletas que escolhemos para fazer parte da equipe do Pinheiros.

Você era supervisor técnico de Atletismo, como é estar na parte administrativa agora?
Eu vejo que posso contribuir muito, exatamente em questões fundamentais da parte prática. Quem vive o dia a dia do atleta, quem sabe das necessidades do atleta, o que acontece mesmo, às vezes não se sente atendido pela gestão.

teste