Inaugurado em 23 de março de 1991, seu acervo compõem-se por cerca de 28 mil itens entre fotografias, troféus, medalhas, objetos de uso esportivo, jornais, revistas, livros, documentos textuais, uniformes, áudios e vídeos.

Sua missão é recuperar, preservar e divulgar a história do Esporte Clube Pinheiros e sua relação com a história do esporte brasileiro, da cidade de São Paulo e da colônia alemã.

Instalado no 1º andar do Centro Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, mantém uma exposição permanente, uma área de exposições temporárias que recebe temáticas diversas e uma área administrativa com reserva técnica, mas é também responsável por exposições temporárias em outras áreas do clube como uma vitrine no prédio da Sede Social, painéis nos muros da Av. Faria Lima e eventuais exposições nas alamedas do clube.

A área de visitação é aberta aos associados do clube e também ao público externo e pesquisadores mediante agendamento, sendo que quase todo o acervo está disponível para consulta na internet, através do site do clube. Os assuntos de maior procura pelos pesquisadores são o “futebol”, motivo da fundação do Germania (atual Pinheiros) e “rio pinheiros” em cujas margens instalou-se pela primeira vez em terreno próprio em 1920 e onde os associados nadavam e remavam.

Periodicamente o Centro Pró-Memória promove atividades paralelas como oficinas de memória, fotografia, concursos culturais, seminários, além da edição de pequenos vídeos para exibição antes das sessões de cinema e publicação de livros sobre a história do clube, inclusive especialmente voltados para o público infantil.

Desde 2011 o Centro Pró-Memória é integrante da Rede Memória do Esporte, que reúne instituições e interessados em memória esportiva para compartilhamento de questões comuns.

Algumas datas marcantes:

1991 – Inauguração do Centro Pró-Memória Hans Nobiling

1997 – Inauguração do banco de dados informatizado

2003 – Implantação do sistema de controle climático do arquivo

2011 – Realização do 1º Seminário Internacional Memória e Esporte

2012 – Conquista do prêmio “Caso de Sucesso”, promovido pela Confederação Brasileira de Clubes

2013 – Conquista do Prêmio Memória do Esporte Olímpico, patrocinado pelo IBRAM

 

Horários:

Terça a sexta-feira das 9 às 18h.

Domingos das 10 as 14h.

Fechado aos feriados

Localização:

Rua Angelina Maffei Vita, 493 Jd. Europa – São Paulo – capital – Cep: 01455-902

Ingressos:

Entrada gratuita com agendamentos por e-mail ou telefone

Tel: +55 (11) 3598-9715 / 9716 / 9513

ecpcme@ecp.org.br

Consulta ao acervo online