Francisco Barreto é vice-campeão brasileiro no individual geral

Primeiro dia de disputas para a categoria adulta termina com um 2º lugar no individual geral e a equipe pinheirense se classificando para disputar o título no domingo

Praia Grande (SP) – Nesta sexta-feira (16) foi a vez da equipe adulta do Pinheiros entrar em cena no Brasileiro de Ginástica Artística. As disputas desta etapa da competição, valiam além do título no individual geral para os atletas, a classificação das equipes que irão disputar o título do campeonato no domingo (18). O Pinheiros cumpriu com o objetivo, não só se garantindo na briga pelo hexacampeonato com o adulto masculino, mas também garantindo o segundo lugar no individual geral, com Francisco Barreto Jr, que somou 79.650 pontos.

A frente da equipe adulta masculina, os técnicos Cristiano Albino e Hilton Dichelli Jr. saíram satisfeitos do ginásio e destacaram a força do grupo. Contando com dois ginastas recém-chegados de Lima, o Clube procurou pensar em uma estratégia em que pudesse aproveitar da melhor forma todos seus atletas, para que todos pudessem competir bem nos dois dias de disputas.

“Foi uma competição muito estratégica, nós usamos a possibilidade de contar com todos os atletas do Clube, de uma maneira que a gente conseguisse poupar um pouco os que estavam no Pan, que foi uma competição muito desgastante. Nós aproveitamos também a oportunidade para fazer testes e novas séries, com notas de partidas mais altas visando os campeonatos internacionais”, comenta Hilton (o Batata).

“Nós temos um grupo muito forte. Tivemos dois atletas importantíssimos que acabaram de voltar de um evento grande, os Jogos Pan-Americanos, poupamos eles de muitas coisas e mesmo poupando, eles se classificaram para a final, que era o nosso objetivo. O Chico e o Nory são basicamente os dois atletas com o maior potencial de nota que a gente tem, que vai se juntar a alguns outros agora no domingo e com certeza teremos uma equipe melhor, mais coesa e unida para final”, reforça o técnico Cristiano.

Chico que vem de uma jornada intensa, após ter tido pouco tempo entre o retorno do Pan, onde conquistou três medalhas de ouro (com a equipe, no cavalo com alça e na barra fixa), não passou muito bem na noite anterior as disputas desta sexta, tendo tido febre, mas fez questão de fazer todos os aparelhos, não só contribuindo com a equipe, mas também brigando pelo individual geral.

“É muito gratificante, uma satisfação enorme poder representar o Esporte Clube Pinheiros. Eu amo o esporte que faço e gosto de fazer os seis aparelhos. A gente sabe que não é fácil ter duas competições uma próxima da outra, mas quando entro no ginásio, entro para dar o meu melhor. Venho de um dia não muito bom de saúde, porém preparei a minha cabeça para vir e me doar 100% e tô saindo muito feliz. Sabemos que a prioridade aqui é o campeonato por equipe, eu fiz o individual geral particularmente querendo fazer. Então domingo é outro grande objetivo que temos para conquistar e depois daqui é focar no Campeonato Mundial”, comemora Chico, que para completar a jornada ainda terá o Mundial da modalidade em outubro.

Também nesta sexta-feira (16) o Clube contou com outra representante no adulto feminino, Beatriz Ferreira Lima. Tendo vindo ao Campeonato apenas para a disputa do Individual Geral, a ginasta que passou a fazer parte da equipe pinheirense este ano, fez uma boa competição tendo séries com poucos erros, mas acabou não subindo ao pódio. O adulto masculino volta hoje ao ginásio para mais uma rodada de treinos e se preparar para a grande final de domingo.

“Foi um bom trabalho, a equipe está classificada e o resultado do Chico também foi muito bom, porque é um atleta que mesmo vindo do Pan, cansado, tem uma gana de competir, uma vontade de ter bons resultados e isso ele demonstrou durante a competição, mesmo cometendo alguns erros. Ele conseguiu superar isso tudo e ainda terminou na segunda posição, depois de um salto excelente no último aparelho, que foi emocionante para todos nós”.

Cris ainda completa ressaltando a importância de todo o planejamento destinado a preparação da equipe. “O importante é que todos estão inteiros, ninguém lesionado, ninguém machucado. Isso para nós é muito primordial, acho que o trabalho do grupo multidisciplinar foi importantíssimo para chegarmos até aqui, foram feitas muitas ações para conseguirmos fazer o que fizemos”.

Além do treino da equipe adulta, também neste sábado (17) serão definidos os títulos do individual geral e por equipe das categorias infantis. Lembrando que o masculino infantil do Pinheiros briga pelo tetracampeonato brasileiro.

Confira a programação:  

Sábado (17/08)

09h00 as 12h50: Competição Livre das Equipes Infantis (masculina e feminina)

13h10: Premiação Por Equipes/Individual e por Aparelhos (Equipes Infantis)

14h30 as 16:30: Treinos das Equipes Adultas (masculina e feminina)

 

Domingo (18/08)

10h00 as 13h00: Competições das Equipes Adultas (masculina e feminina)

13h20: Premiação das Equipes Adultas (masculina e feminina)