O Sensei Marcelo explica um pouco mais sobre a modalidade praticada há 16 anos no Esporte Clube Pinheiros

 

O karatê possui vários estilos e o que praticamos é uma evolução do Kyokushin estilo criado e desenvolvido por Mas Oyama. O princípio que rege o Karatê de Combate é a praticidade, isto é, trata-se de um estilo totalmente voltado para as técnicas de combate.

Postura alta, lateral, braços em posição de guarda de rosto, cotovelos e antebraços protegendo o torso, perna da frente protegendo a região da virilha, joelhos levemente flexionados, peso distribuído uniformemente entre a perna da frente e a de trás. Uma postura que proporciona perfeito equilíbrio. A posição “de prontidão” permite avanços e recuos rápidos e desferir de qualquer golpe de ataque mesmo a partir de uma defesa.

Essa postura é a única que proporciona combinações ou encadeamento de golpes, bloqueios, contra-ataques e técnicas diversas, com os membros superiores e inferiores numa movimentação fluente, sem interrupções e totalmente harmoniosa.

No Clube, as aulas que mesclam preparação técnica, física e emocional, para a manutenção de um perfeito equilíbrio do corpo e da mente, são ministradas por minha orientação, e com auxílio do Sensei Victor Longarço (duas vezes vice-campeão brasileiro juvenil).

O Sensei Victor trabalha muito com as crianças, fazendo um treino lúdico e introduzindo os conceitos de disciplina, de respeito aos mais velhos e mais graduados. Estes treinos geram mais segurança e autonomia.

O nosso karate participa de vários intercâmbios com outras academias. Trazemos, eventualmente, atletas para ministrar aulas especiais para nossos alunos mais graduados nas modalidades de kata e treinos avançados de alto rendimento, todos acabam se beneficiando destas práticas. Atualmente temos vários alunos graduados com a faixa preta formados pelo clube.

Sobre o Sensei Marcelo:

Atualmente um dos melhores atletas de karatê do Brasil, tendo conquistado o campeonato mundial disputado nos Emirados Árabes Unidos na categoria absoluto onde participaram também atletas de vários estilos, na seqüência, foi campeão do V Campeonato Mundial de Karatê de Combate, em São Paulo. Derrotando atletas de várias partes do mundo incluindo japoneses. Hoje, está no EUA, em estágio de aperfeiçoamento para melhorar as aulas no Esporte Clube Pinheiros.