O Pinheiros é o campeão do Pan-Americano Masculino de Clubes de Handebol de 2017, realizado em Buenos Aires, Argentina. Depois de ser vice por quatro anos consecutivos diante do Taubaté/FAB/Unitau, neste domingo (28), o Clube venceu o rival por 28 a 20 e garantiu vaga no Super Globe, o Mundial de Clubes, que será disputado de 25 a 28 de agosto no Catar.

A taça volta para as mãos do Pinheiros depois de seis anos. Em 2011, a equipe conquistou seu primeiro título do Pan-Americano de Clubes, derrotando a Unopar Londrina (PR) em São Bernardo (SP), no Brasil.

A final foi um duelo de poucos gols, sobretudo nos primeiros minutos. Os times tiveram muita dificuldade para atacar no primeiro tempo e perdiam a bola com facilidade. No entanto, nas oportunidades de contra-ataque, o Pinheiros foi mais eficiente. O placar marcou 11 a 8 para o time da capital paulista no intervalo.

Taubaté, que defendeu muito bem nos 30 minutos iniciais, caiu de rendimento na volta. Também se arriscava pouco e errava finalizações. Para complicar ainda mais, esbarrou no forte sistema defensivo dos adversários, principalmente com o experiente goleiro Marcão inspirado.

O Pinheiros conseguiu abrir vantagem logo e, aí, foi só administrar para conquistar o título invicto, com cinco vitórias em cinco jogos.

O artilheiro da final foi Leonardo Dutra, do Pinheiros, com oito gols

Veja a trajetória do Pinheiros na competição:

Quarta-feira (24)
Villa Ballester (ARG) 28 x 31 Pinheiros (BRA)

Quinta-feira (25)
Pinheiros (BRA) 36 x 18 Colégio Alemán (URU)

Sexta-feira (26)
Pinheiros (BRA) 30 x 21 UNLu (ARG)

Sábado (27)
Pinheiros (BRA) 34 x 15 Ovalle (CHI)

Domingo (28)
Pinheiros (BRA) 28 x 20 Taubaté (BRA)

Fonte: CBHb
Foto: Fe.Me.Bal