Depois de uma semana inteira de treinos e competições o Pinheiros finaliza o campeonato com 8 medalhas, tendo entre os resultados um ouro por equipe no masculino e um bronze no feminino.

Tendo sua abertura oficial na última quinta-feira (10), o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística, que neste ano foi realizado no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, encerrou-se na tarde deste domingo (13) após a realização das finais por aparelho tanto no masculino, quanto no feminino. Sendo a única equipe a ter representantes nas duas categorias, o Pinheiros terminou a competição com um saldo positivo, conquistando oito medalhas no total.

A equipe pinheirense já havia garantido duas medalhas no Individual Geral no primeiro dia do Campeonato, sendo uma no masculino e outra no feminino. No sábado, o clube voltou novamente a subir no pódio, após garantir o tricampeonato por Equipe, no masculino e o 3º lugar no feminino. E para encerrar sua participação em grande estilo, neste último dia de finais foram conquistados mais quatro resultados individuais.

Foram 3 ouros, 2 pratas e 3 bronzes, sendo cinco delas pelo masculino e três pelo feminino. Finalista olímpico, o ginasta Francisco Barreto Jr., que ficou em 5º lugar na Barra Fixa nos Jogos do Rio, foi o pinheirense que mais se destacou neste Campeonato Brasileiro. Chico esteve presente em cinco pódios conquistados pelo Pinheiros, com uma prata no Individual Geral e outra no Cavalo com Alça, um ouro na Barra Fixa, além do ouro Por Equipe.

“Estou muito satisfeito com o meu resultado, com este retorno depois das Olímpiadas. Foi rápido e tive uma lesão que me atrapalhou um pouco, mas conseguir recuperar a tempo, para poder ajudar a equipe e trazer ótimos resultados. Duas medalhas de ouro, duas de prata, estou muito contente, muito satisfeito. Agora é descansar, recuperar, curtir o filho que está vindo ai e se Deus quiser estamos ai novamente daqui a pouco, para representar cada vez melhor o nosso clube”, comemora Chico.

O Supervisor Técnico da Ginástica Artística do Esporte Clube Pinheiros, Raimundo Blanco, também avalia de forma positiva tanto o fato da competição ter acontecido em casa, quanto o resultado que a equipe pinheirense obteve.

 “Nós trouxemos o Campeonato Brasileiro para aqui, conquistamos o título, o tricampeonato, tivemos bons resultados tanto no masculino, quanto no feminino, nas finais, então acredito que foi muito positivo. Eu vejo que foi importante também para o público, principalmente para os associados do Pinheiros, pois eles tiveram a oportunidade de ver seus ginastas competindo, já que normalmente eles competem fora. É muito trabalhoso fazer tudo, organizar toda essa montagem, mas tem seu lado bom. Foi muito emocionante ver a casa cheia”, afirma Blanco.  

Além das cerimônias de premiação, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), aproveitou a ocasião para homenagear os atletas, comissão técnica e todos os envolvidos que participaram de alguma forma dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Confira os resultados do Pinheiros no Campeonato Brasileiro:

1º DIA – QUINTA

Prata: Francisco Barretto Júnior (Individual Geral – Mas) – com 86,350 (13,450 no solo, 14,800 no cavalo com alças, 14,500 nas argolas, 13,600 no salto, 14,750 nas paralelas e 15,250 na barra fixa)

Bronze: Jackelyne Silva (Individual Geral – Fem de 13 a 15 Anos) – com 51,700 (13,200 no salto, 12,600 nas barras assimétricas, 12,950 na trave e 12,950 no solo).

 

2º DIA – SÁBADO

Ouro: Por Equipe (Masculino) – com 255,900 pontos

Bronze: Por Equipe (Feminino) – com 153,600 pontos

 

3º DIA –DOMINGO

Ouro: Raquel Silva (Salto – Fem) – com 13,725 pontos

Ouro: Francisco Barretto Júnior (Barra Fixa) – com 15,225 pontos

Prata: Francisco Barretto Júnior (Cavalo com Alça) – com 14,275 pontos

Bronze: Renato Nascimento (Salto – Mas) – com 14,063 pontos

Crédito das Fotos: Ricardo Bufolin / CBG