Esporte Clube Pinheiros

Sobre o Esporte

CIAA
O Centro Integrado de Apoio ao Atleta – CIAA - atua de forma interdisciplinar com o objetivo de oferecer as melhores condições de desenvolvimento para os atletas e as equipes do Pinheiros. O CIAA integra todas as áreas que dão suporte ao processo de preparação esportiva. Entre as áreas que atuam de forma integrada, destacam-se a Preparação Física, Psicologia, Medicina, Biomecânica, Fisiologia, Nutrição e Fisioterapia.

O CIAA atende 63 equipes de 15 modalidades diferentes, contemplando desde as categorias de formação (equipes de base) até o alto rendimento. Dentre as modalidades esportivas atendidas pelo setor estão o Atletismo, Badminton, Basquetebol, Esgrima, Ginástica Artística, Levantamento de Peso, Natação, Polo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Triatlo, Tênis e Voleibol.

Para desenvolver este trabalho integrado e interdisciplinar, o Centro conta com a atuação de 42 profissionais especializados, sendo 14 preparadores físicos, 14 fisioterapeutas, 2 psicólogos, 2 nutricionistas, 2 médicos, 1 médico fisiologista, 1 consultor científico, 1 biomecânico, 1 produtor de imagens, 1 supervisor geral, 1 supervisor de projetos, 1 gerente e 1 diretor.

Além do atendimento especializado, o CIAA oferece suporte metodológico à equipe técnica, através da organização dos conteúdos de treinamento assim como a padronização dos registros dos mesmos e monitoramento regular e sistemático das tarefas de preparação.

O controle e monitoramento das respostas biológicas, funcionais e comportamentais, associadas ao processo de treinamento, são realizados periodicamente pelo o CIAA e enviados aos técnicos, que por sua vez podem utilizar as informações provenientes do monitoramento para fazer os ajustes individuais necessários no conteúdo de treino.