Você sabe como funciona o Centro Integrado de Apoio ao Atleta – CIAA? – O centro atua de forma interdisciplinar com o objetivo de oferecer as melhores condições de desenvolvimento para os atletas e as equipes do Pinheiros, integrando as áreas e dando suporte ao processo de preparação esportiva.

Para explicar a função que cada profissional exerce na vida de um esportista, Desmembramos diversas áreas, e Iremos abordar primeiramente, o “analista de desempenho”.

O que é um analista de desempenho?

O analista de desempenho é o profissional responsável por avaliar individual e coletivamente uma equipe com base em indicadores físicos, fisiológicos, biomecânicos, técnicos e táticos. A partir destas avaliações, o analista emite um relatório e o envia para a comissão técnica da equipe, que usará as informações para realizar os ajustes necessários nos treinamentos e jogos.

Como funciona o trabalho do analista no CIAA?

O serviço oferecido pelo Setor de Análise de Desempenho do CIAA é subdividido em quatro tipos, sendo eles: testes de desempenho motor, controle de carga fisiológica e mecânica, análise cinemática e análise de jogo.

Os testes de desempenho motor tem como objetivo a avaliação das capacidades físicas do atleta, geralmente medindo a força, a potência, a velocidade e a resistência. A alta tecnologia utilizada permite um alto nível de detalhamento das informações. Dessa forma, equipamentos como Plataforma de Força, tapete de contato, acelerômetros e células de carga mapeiam todas variáveis associadas à produção de força e potência do atleta, algo fundamental para o treinamento de alto rendimento, uma vez que milésimos de segundo podem diferenciar o primeiro colocado do último. Em ambiente aquático, os analistas do CIAA utilizam uma ferramenta exclusiva para isso: o Aquanex. É um equipamento composto por sensores de pressão aliados a um sistema de vídeo subaquático, permitindo a análise do desempenho do atleta no próprio ambiente de treinamento e personalizando ainda mais seu treinamento. Os testes de desempenho motor são realizados com todas as equipes das diferentes modalidades esportivas atendidas pelo CIAA.

O controle de carga fisiológica e mecânica, por sua vez, busca quantificar a carga imposta aos atletas em sessões de treinamento. Num cenário esportivo caracterizado por elevada competitividade, ajustes individualizados são cada vez mais emergenciais no processo de treinamento. O equipamento utilizado para este serviço é o Zephyr, composto por um monitor de frequência cardíaca acoplado a três acelerômetros. Isto permite que as cargas sejam observadas em tempo real, com resposta imediata para treinadores e atletas durante os treinamentos.

A análise cinemática consiste na avaliação da execução técnica dos movimentos do atleta em ambiente de teste e até mesmo na própria competição, como é feito nas equipes Júnior e Sênior da natação. A análise é realizada a partir da filmagem dos atletas utilizando câmeras com configurações específicas para garantir a aquisição das imagens de grande qualidade. Após as filmagens, o tratamento é feito por meio de softwares específicos para análise de movimento como o Dartfish e Kinovea, que permitem a análise de variáveis temporais e angulares quadro-a-quadro, fornecendo aos treinadores e atletas um profundo detalhamento dos movimentos. A análise de jogo, como o próprio nome diz, foca na observação das ações técnicas e táticas e na busca de padrões de comportamento da própria equipe e do adversário. O serviço é utilizado em modalidades coletivas adultas atendidas pelo CIAA, como o Voleibol e o Polo Aquático feminino, e no caso do Basquetebol, também nas categorias de base. O trabalho com a própria equipe tem um enfoque de correção das fragilidades da equipe e potencialização dos pontos fortes. Por sua vez, a análise do adversário busca a antecipação de suas principais movimentações ofensivas e o levantamento dos pontos fracos da defesa. O diferencial do serviço prestado é o levantamento de informações mais aprofundadas do que as oferecidas nas estatísticas tradicionais e a entrega de um relatório com as principais informações do jogo, aliado aos vídeos editados de acordo com a especificação dada pela comissão técnica. De acordo com a necessidade, os vídeos são apresentados ainda no decorrer dos treinamentos (utilização do telão fixado no Ginásio Poliesportivo) e dos jogos (vídeos de lances importantes da partida são mostrados no próprio intervalo para os jogadores), dando uma dose substancial de modernidade e eficiência à ação dos treinadores.

Do que o analista precisa entender, para conseguir analisar os atletas? Qual a formação (superior) que um analista de jogos tem que ter?

Apesar de a profissão estar atrelada a utilização de equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, é primordial que o profissional da análise de jogo entenda a atividade física sob diferentes perspectivas. É importante que o analista esteja capacitado a pensar tanto a estrutura técnica do movimento esportivo, quanto as situações táticas presentes em jogos de todos os tipos de modalidade coletiva. Sendo assim, ele deve optar por cursos como Bacharelado em Educação Física e Esporte.

Quais as situações mais comuns? Exemplos…

O analista de jogos passa grande parte do tempo trabalhando com imagens dos jogos e treinos e tratando as informações para passar à comissão técnica. Toda preparação para o jogo e todos os ajustes táticos são feitos com base nas informações obtidas do adversário, por isso é necessário concluir o trabalho com uma antecedência de ao menos 3 dias antes da partida. Além do vídeo coletivo, são disponibilizados os vídeos individuais dos jogadores adversários. Dessa forma os nossos jogadores podem ver do computador pessoal quais as principais características do adversário que vai enfrentar. Pelo volume de análises é perceptível que grande parte do tempo de trabalho é gasto no computador. Durante as viagens, por exemplo, é comum utilizar os tempos do trajeto para adiantar o trabalho. Algumas pessoas podem pensar que o trabalho se resume a projetar os vídeos e apresentações de slides com os dados do jogo, mas essa é apenas a finalização de um longo processo de tratamento de informações.

Como um analista de jogo interfere e ajuda o técnico? Qual importância dentro de uma partida/competição?

O analista oferece informações para auxiliar as decisões do treinador. Todo o material de vídeo que o treinador necessita passa pelas mãos do analista. Dentro do cenário competitivo o papel do analista é oferecer este material de apoio. Na preparação para os jogos ele analisa em média três jogos do próximo adversário produzindo vídeos das movimentações coletivas e individuais. Durante a partida, o trabalho segue com a edição do jogo em tempo real para levar ao vestiário os lances de interesse da comissão técnica. Após o jogo é feita a edição completa da partida e a disponibilização do material aos treinadores. É perceptível que o analista está presente não apenas no jogo, ele se faz fundamental durante a preparação para todas as partidas.

Quais as qualidades que um bom analista deve ter para se destacar?

O pré-requisito para a profissão é ser um estudioso da modalidade esportiva analisada. A cada temporada aparecem novos detalhes, as equipes se preparam de maneiras diferentes e é preciso estar sempre atento a isso. A curiosidade também é uma característica fundamental. O analista deve sempre se perguntar: Como os outros realizam este trabalho? Como estão se preparando para nos enfrentar? Quais as novidades dos principais campeonatos do mundo? O que há de mais atual em tecnologias de câmeras, computadores, memórias de armazenamento e sistemas de análise?

O profissional deve ter conhecimento estatístico para saber a melhor forma de tratar os dados obtidos. Além das disciplinas cursadas no ensino superior é desejável que o analista procure se aprofundar no assunto, pois o tratamento estatístico é fundamental para sustentar os argumentos utilizados para explicar os pontos relevantes observados no jogo.

Não menos importante é a capacidade de organização pessoal a das informações geradas. O que a primeira vista parece ser uma atividade de simples observação de vídeos, na verdade esconde um imenso banco de dados abastecido jogo a jogo. O treinador pode solicitar vídeos e informações de um jogo do campeonato passado, por exemplo, e tudo deve estar organizado para o rápido acesso.

Quais as dificuldades os profissionais da área enfrentam?

Um desafio importante é o fato da área de atuação ainda estar em expansão, o que torna o mercado de trabalho ainda restrito. Poucos clubes dispõem de profissionais que se preocupam apenas com a análise do jogo e de estrutura material adequada em razão do custo das tecnologias. O Esporte Clube Pinheiros é pioneiro na criação de um setor com esse enfoque, as perspectivas de crescimento da área são grandes. Aos poucos, os clubes estão entendendo que a presença deste profissional na comissão técnica é fundamental. Na era da informação, contar com o serviço de um analista aumenta a qualidade do trabalho desempenhando por todos.