A associada Maria Luiza Bianchi, é economista e tem 61 anos. Frequentadora assídua do Bilhar, ela conta como é sua relação com o Clube, e como começou nessa modalidade. Confira!

 Desde quando a senhora é associada? Conte um pouco da sua relação com o clube.

Há 4 anos tive a felicidade de me tornar sócia do Clube Pinheiros. Esse Clube é um oásis no coração da cidade de São Paulo. Aqui estamos seguros, temos tranquilidade, convivemos com a natureza, e encontramos os amigos. Isso não tem preço hoje em dia.

Quais atividades a Sra. faz no Clube?
 Meus esportes sempre foram de mar, e como meu tempo livre é bastante limitado, procuro aproveitar ao máximo cada momento. Eu venho todas as sextas-feiras cantar no Karaokê, que é uma opção bem divertida, e também as terças para jogar Bilhar.

Desde quando a senhora pratica bilhar? Conte um pouco como começou nessa “modalidade”.

Comecei assistindo aos campeonatos e depois brincando com amigos. O sr. Miguel Malato, um dos nossos melhores jogadores, me cedeu uma apostila, e foi assim que ele me ensinou postura, força, direção, enfim, junto com outros associados, comecei a treinar.

Ainda existe um preconceito contra as mulheres? Por acharem que é uma atividade somente de homens, como a senhora se relaciona com os outros associados que frequentam o bilhar?

Ao contrário do mito que se estabeleceu, a sinuca não é restrita aos homens. Eu convido todos, principalmente as mulheres, a assistirem uma partida oficial nas noites de terças-feiras. É um jogo inteligente e estimulante, num ambiente que exige muito respeito, pois o barulho e a movimentação tira a concentração dos jogadores, e interrompe a partida.

Somos em muitos jogadores como uma grande família. Mas, mulheres, apenas 3. Eu, Marina Caldeira e Rafaela Castanho (que são jogadoras mais bem preparadas). Nós nunca tivemos problemas por sermos mulheres, e se não fosse pela boa vontade e incentivo de todos, eu teria desistido logo no início. Tenho amigos lá, de 30 a 90 anos.

donaluiz2

Já participou de competições?

Não demorou muito e meu nome estava no quadro de jogos. Em minha primeira partida, meu adversário me orientou o tempo todo, o que foi extremamente importante para minha evolução. Não ganhei, mas aprendi a competir com minha pouca experiência e também a me sentir mais segura. Ao longo do tempo, ganhei algumas partidas, mas também perdi muitas. Ainda estou em processo de aprendizado. Sempre buscando melhorar.

Explique para nós, como funciona o jogo de bilhar. Quais características tem que ter um bom jogador?

    Os campeonatos são divididos em duas classes: “sinuca” e “par ou ímpar”. É um esporte para todas as idades, superdivertido, mas, que exige bastante concentração e muito treino. A Sinuca foi inventada em 1875 na Grã-Bretanha, onde dois adversários tentam colocar num dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na sequência definida pelas regras. No “Par ou Ímpar”, um oponente mata as bolas pares, e o outro, as bolas ímpares, também conforme as regras. O bom jogador tem que ser esperto e ter boa concentração. Aqui no Clube, temos os melhores jogadores “amadores” de São Paulo. Convido a todos para conferir de perto e jogar com a gente.