Vela

O uso de barcos a vela começou há séculos, porém para competições somente teve início no século 17. As primeiras regatas ocorrem em águas britânicas por incentivo do rei Carlos II. O primeiro clube de vela conhecido, o Royal Cork Yatch Club nasceu na Irlanda, em 1720. Somente 29 anos depois o clube realizou sua primeira grande regata, entre Greenwich e Nore. Em 1775 surgiu o Royal Thames Yacht Club, em Londres.
No Brasil
A vela chegou ao país no fim do século 19, trazida pelos europeus. Em 1906, surgiu o Iate Clube Brasileiro, no Rio de Janeiro (Niterói). A primeira regata nacional foi o Troféu Marcílio Dias, realizado em 1935. Desde 2013, o desenvolvimento da vela no Brasil está a cargo da CBVela.
Atualmente, a CBVela realiza anualmente a importante Copa Brasil de Vela, competição que reúne as classes olímpicas e tem como objetivo formar a Equipe Brasileira de Vela, que recebe apoio para a disputa das principais competições no ano. Em paralelo, a entidade também investe em novos talentos com a realização da Copa Brasil de Vela Jovem.
Dentro do programa Vela Jovem, a CBVela também atua na organização da Copa da Juventude, competição que serve de seletiva para o Mundial da Juventude. Os classificados contam com apoio da entidade para a viagem. Além disso, a CBVela apoia a participação dos atletas nos demais Mundiais de classe jovem, organiza clínicas e gerencia o programa Conhecendo Novas Velas, que apresenta para as crianças o mundo da modalidade.
Entre os estados com mais atividades náuticas estão Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Pernambuco, além da capital Brasília.
Um dos principais clubes náuticos em São Paulo está o Yacht Club Paulista ( YCP)
Fonte: CBVela