Especial 120 anos: Boxe

Em 2016 foi criada a escola de boxe do ECP. A atividade aproveitou a estrutura de ponta montada para a equipe olímpica chinesa, que fez a aclimação para os Jogos Olímpicos do Rio no Clube. Em pouco tempo os treinos e aulas dos mestres Messias Gomes, Juan Diaz e Jaime Sodré, conquistaram os associados.

Em julho de 2017 foi inaugurada a nova sala da Escola de Boxe do Pinheiros, com a presença dos campeões mundiais, Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino Freitas (Popó) e Valdemir dos Santos.

A pedido do presidente da Federação Paulista de Boxe (FPB), Newton Campos, o ECP começou a sediar eventos importantes como o mais tradicional campeonato de estreantes: a Forja de Campeões.

O associado João Pedro, 64 kg, de 19 anos, foi o primeiro pinheirense a defender as cores do Clube na competição, que também contou com a participação do associado meio-pesado Luiz Lima, o “Tupi”, de 30 anos.

Na edição realizada em 2019, Lucas Parizzoto (-69 kg) e Conrado Vita (-81 kg), ambos associados, competiram com a camiseta pinheirense. Vita venceu seu primeiro combate, perdendo para o campeão na semifinal e conquistando a medalha de bronze e os primeiros pontos do ECP na FPB como equipe de boxe federada.