Esgrima do Pinheiros tem final de semana produtivo

Com atletas em todas as categorias, a esgrima do Pinheiros marcou presença em diversas competições no último final de semana. Depois de participarem de Torneios nas categorias de base e etapas de Copas do Mundo com seus atletas representantes da seleção brasileira, o Pinheiros começou a semana com um saldo positivo de um bronze de Copa do Mundo, da atleta olímpica Nathalie Moellhausen e a conquista de mais de 20 medalhas em Torneio Internacional.

Etapas de Copa do Mundo – Nathalie Moellhausen é bronze
Na corrida pela soma de pontos no ranking, já pensando em Tóquio 2020, os esgrimistas que representam o Clube Pinheiros participaram de etapas de Copa do Mundo, em diversos países durante o final de semana.

No caso da Espada Feminina, a competição aconteceu em Chengdu, na China e a italiana naturalizada brasileira, Nathalie Moellhausen, que defende as cores pinheirenses, conquistou o bronze começando bem a sua trajetória em busca de uma vaga nos Jogos do próximo ano. A esgrimista foi a responsável pelo melhor resultado da história do Brasil em Olimpíada, chegando até as quartas de final, ficando na sexta posição da espada na Rio 2016.

Além da China, outros países também sediaram etapas de Copa do Mundo das demais armas, contando com a presença de mais atletas do Clube. No caso da Espada Masculina, a competição foi em Buenos Aires e contou com a presença de Nicolas Ferreira Massao e Guilherme Melaragno. Enquanto isso em Budapest, foi realizada a etapa de Copa do Mundo do Sabre Masculino, da qual o Fernando Scavasin participou. Além de Nathalie, nenhum outro pinheirense chegou a subir no pódio, mas contou a experiência e ritmo de competição adquirido pelos atletas.

Entre quinta (21) e domingo (24) também aconteceu a Copa do Mundo de Pisa, da Esgrima em Cadeira de Rodas, do qual Alex Sandro Souza foi um dos representantes. Ele encerrou sua participação com a 43ª posição no Florete A, além de ter ajudado a equipe a se classifica em 12ª no Florete Masculino.

Torneio Internacional Infantil Mario Queiroz / Torneio Nacional Pré-Cadete
Neste último final de semana, entre os dias 22 e 24 de março, os jovens pinheirenses da esgrima mais uma vez demonstraram a força da equipe representando bem as cores do Clube, conquistando 26 medalhas: 7 ouros, 5 pratas e 14 bronzes, além do título do Torneio Internacional Infantil Mário Queiroz para o Pinheiros, que foi também as primeiras edições do Torneio Nacional Pré-cadete e Escolar (simultaneamente).

Com representantes nas três armas: espada, florete e sabre, do sub11 ao sub15, os pinheirenses protagonizaram grandes combates no ginásio do Grêmio Náutico União (Sede Moinhos de Vento), em Porto Alegre – RS. Alguns dos jovens atletas disputaram e medalharam em mais de uma categoria ou arma, mostrando que o trabalho de iniciação na modalidade que o Pinheiros realiza, permitindo que se desenvolvam em todas as armas, surte bons resultados.

Veja todos os resultados conquistados pela equipe:
ESPADA U11
Masculino
Ouro – Luiz Foschini
Bronze – Guilherme Maluf

Feminino
Prata – Stella Montagna
Bronze – Manuela Tapajós
Bronze – Valentina Basso

ESPADA U13
Masculino
Ouro – Theo Cholfe
Bronze – Matheus Brandt

Feminino
Bronze – Marina Pasqualetti

ESPADA U15
Masculino
Ouro – Lucas Busnardo
Prata – André Mura
Bronze – Theo Cholfe

Feminino
Prata – Laura Menck

FLORETE U11
Masculino
Ouro – Luiz Foschini
Bronze – Guilherme Maluf
Bronze – Gustavo Bueno

Feminino
Prata – Manuela Tapajós
Bronze – Valentina Basso

FLORETE U13
Masculino
Ouro – Guilherme Vianna
Prata – Vinicius Alonso
Bronze – Theo Cholfe

Feminino
Bronze – Mariana Pasqualetti

FLORETE U15
Masculino
Ouro – Pedro Montagna
Bronze – Vinicius Alonso

Feminino
Ouro – Gabriela Vianna

SABRE U13
Masculino
Bronze – Vinicius Alonso

Feminino
Bronze – Valentina Castilho