Esporte Clube Pinheiros

Últimas notícias

Regras de acesso à Nova Brinquedoteca

A Nova Brinquedoteca do EC Pinheiros já foi inaugurada e para garantir a segurança das crianças e de todos os usuários, foi implantado um sistema informatizado de controle de acesso.

A Brinquedoteca é um espaço de livre acesso para associados e visitantes. Para ingresso é necessário efetuar o cadastro de acesso através dos dados do associado ou acompanhante. Visitantes também deverão fazer um cadastro pontual com os dados: nome, documento, origem, motivo. Também se faz necessário tirar uma foto no momento do cadastro de acesso.

Confira algumas regrinhas importantes:

- Todos os acessos à Brinquedoteca devem ser registrados no sistema, tanto na entrada quanto na saída.
- Acompanhantes necessitam ter no mínimo 18 anos.
- Crianças que NÃO COMPLETARAM 3 anos devem necessariamente entrar acompanhados dentro da Brinquedoteca.
- Caso uma criança que não completou 3 anos for identificada sem um acompanhante na entrada da Brinquedoteca, um Fiscal Social será designado para monitorá-la até a localização e entrega aos seus respectivos responsáveis.
- Crianças que JÁ COMPLETARAM 3 anos podem permanecer na Brinquedoteca sem a presença de um acompanhante. Pais ou responsáveis tem a opção de deixa-la temporariamente aos cuidados dos monitores da brinquedoteca com a colocação de uma pulseirinha, assinando o TERMO DE ACESSO PONTUAL. Neste caso elas só poderão sair do local através da liberação do responsável.
- Crianças que JÁ COMPLETARAM 3 anos poderão entrar e sair livremente da Brinquedoteca sem a presença de um acompanhante, desde que possuam o Termo de Livre Acesso devidamente assinado pelo pai ou a mãe. Uma vez assinado, o termo autoriza a entrada e saída da criança durante período indeterminado. Caso seja necessário desfazer a autorização o pai ou a mãe deverão solicitar o cancelamento pessoalmente na recepção.
- A permanência de crianças sem acompanhantes e com utilização de pulseirinha da Brinquedoteca é de até 2 horas e para tanto será indispensável a permanência do responsável nas dependências do Clube. A renovação deste período só pode ser realizada uma vez ao dia.
- Para entrada de crianças visitantes convidadas de festas de aniversário será necessário cadastro do nome e idade, vinculando-as ao cadastro do associado responsável pela locação do salão de festas. A liberação da entrada será mediante colocação de pulseirinha de identificação.

Com a sua cooperação, o ambiente da Brinquedoteca fica ainda mais divertido!

Brinquedoteca: um espaço de História

Até a construção da Brinquedoteca, inaugurada em 2006, as brincadeiras infantis nunca deixaram de acontecer de várias formas e em diferentes locais, desde os tempos do Sport Club Germania. A diversão ocorria, principalmente, ao ar livre (foto acima), muitas vezes à beira do rio, e incluía pescarias e piqueniques. Em ocasiões especiais, eram preparadas atividades, como teatro de marionetes e brincadeiras, como a “caça à raposa”. Nesse jogo, um adulto colocava um rabo e se escondia deixando papeizinhos pelo caminho como pistas para as crianças que, para vencer, tinham de retirar o rabo da “raposa”.

Hoje, além da enorme diversidade de modalidades esportivas, são muitas as opções destinadas ao público infanto-juvenil. Mas, desde a inauguração, a Brinquedoteca conjugada ao Parquinho tornou-se o templo da brincadeira para as crianças do Clube.

inauguracao-birnquedoteca

Desde o início, o espaço dos pequenos pinheirenses sempre contou com vários ambientes e atividades especiais, como escolinha, canto da fantasia, profissões, pista de avião e de trem, supermercado, casinha, ateliê, canto da leitura e jardim. Possibilitando o acesso aos vários tipos de brinquedos e de brincadeiras, estimula hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças, visando seu desenvolvimento integral.

Nova Brinquedoteca: brincadeira levada à sério

Um dos espaços preferidos das crianças pinheirenses foi completamente renovado e ampliado: a nova Brinquedoteca volta a receber os pequenos brincalhões, com muito mais diversão.

Cerca de 7.500 crianças utilizam, por mês, esse espaço lúdico e, agora, as asas da imaginação não têm mais limites. Conforto, segurança e comodidade foram as palavras de ordem na hora de reformar o espaço, criado em 2006. Em abril, os pequenos associados terão um lugar com novas salas, brinquedos educativos, móveis novos e reformados e decoração de primeira qualidade.

BOA NOVA PARA AS CRIANÇAS

Quem entra na nova Brinquedoteca, percebe um espaço amplo e plenamente equipado, para que a diversão dos pequenos associados seja garantida. Com o aumento da área interna, as crianças podem brincar mais confortavelmente e desfrutar as novas instalações e mais opções de brincadeiras. Entre os destaques do projeto está o espaço reservado para a sala de artes, onde as crianças podem desenhar, pintar e criar, com toda a estrutura necessária.

Como ler faz bem para crianças e adultos, foi criado um espaço de leitura, com pufes para acomodação dos leitores, além de uma sala de TV, com programação esporádica e especial: exibição de desenhos ou filmes infantis, em horários previamente agendados. A hora do almoço ou lanche também ficou ainda melhor: o refeitório infantil foi ampliado, contando com mais assentos, mesas e duas pias de apoio.

Alguns brinquedos novos também foram cuidadosamente escolhidos. São dirigidos para as faixas etárias específicas, estimulando a brincadeira em grupo e a socialização da criança. Destaque para a área dos bebês que, agora, também conta com brinquedos de espuma, que incentivam o desenvolvimento motor. Sempre pensando no melhor aproveitamento dos materiais, brinquedos tradicionais, como a casinha de bonecas e a pista de trens, foram preservados e receberam manutenção, mantendo seu lugar cativo nas brincadeiras preferidas da criançada.

O antigo Fraldário ganhou nova configuração, transformando-se em Vestiário Infantil, com mais chuveiros, pias e bacias sanitárias, para atender a quem utiliza o Parquinho e a Brinquedoteca. Com sistema de zeladoria, agora há venda de kits de banho e toalhas. A sala de amamentação é uma das novidades do novo espaço. É um ambiente separado das demais instalações, com poltronas, duas mini-camas, dois bercinhos e iluminação controlada, para garantir a comodidade e a privacidade das mamães.

POR DENTRO DA BRINQUEDOTECA

A decoração também foi um dos requisitos para fazer uma Brinquedoteca cada vez melhor: o ambiente é pautado em uma linguagem contemporânea e funcional. O espaço, bem colorido, foi planejado de modo que as crianças possam brincar com segurança, dentro de um ambiente lúdico, que incentive as brincadeiras.

Para fechar a área de plantio interno, mas não bloquear totalmente a visão, a solução foi instalar o Cobogó, estrutura de elementos vazados, comum nas edificações atuais, que possibilita mais ventilação e luminosidade no interior dos espaços. Além de funcionar bem no local, ainda o torna mais elegante, como um painel artístico para quem trafega na calçada, seguindo pelo Parquinho.

COM SEGURANÇA NÃO SE BRINCA

Uma das prioridades da nova Brinquedoteca foi proporcionar segurança aos filhos e netos dos pinheirenses. Foi instalado um controle de acesso na entrada e na saída das crianças, com a implementação de um software altamente tecnológico, programa desenvolvido especialmente para garantir a segurança dos pequenos. O sistema de cadastro completo das crianças e dos acompanhantes prova que, no Pinheiros, a brincadeira é sempre levada a sério.

Programação de Férias na Brinquedoteca

O mês de férias dos pequenos pinheirenses está imperdível. A Brinquedoteca oferece  diversas atividades para animar os dias de folga da criançada, com direito a campeonatos,
gincanas e muito mais.

Semanas de janeiro
6 a 10
13 a 17
20 a 24
27 a 31

Terças
Boliche, 10h30
Campeonato de Dardos, 16h30
Quartas
Contos, 10h30
Cantigas de roda, 16h30
Quintas
Jogo da memória gigante, 10h30
Quebra-cabeça gigante, 16h30
Sextas
Argolas na torre, 10h30
Caça ao tesouro, 16h30
Sábados
Histórias e Brincadeiras, 16h30

 

ESPAÇO INFANTIL TEMPORÁRIO

Conheça esse novo cantinho da brincadeira dos pequenos pinheirenses

A Brinquedoteca, espaço que recebe cerca de 7.500 crianças por mês, está passando por uma reforma, para ficar ainda mais confortável para os pequenos associados. O projeto foi aprovado em abril, pelo Conselho Deliberativo, e a conclusão está prevista para dezembro. Ampliação do refeitório infantil, criação de um espaço exclusivo para amamentação e descanso de bebês e um cantinho de  leitura são algumas das novidades da nova Brinquedoteca.

NO ANFITEATRO DO PARQUINHO

parquiunhooo
Mas, enquanto o novo espaço não fica pronto, foi criada a Brinquedoteca temporária, no Anfiteatro do Parquinho, para atender à criançada, da melhor maneira possível, com comodidade e segurança. O local provisório de brincadeiras dos pequenos conta com jogos, giz, livros e muito mais – tem tudo o que tinha no antigo espaço.

Início das obras da nova brinquedoteca

No dia 8 de julho, será iniciada a reforma da Brinquedoteca. A obra, que trará um verdadeiro complexo infantil para o Clube, tem previsão de ser finalizada em dezembro. Até lá, a criançada conta com a Brinquedoteca temporária, instalada no Anfiteatro do Parquinho. O espaço foi criado com todo o cuidado e planejamento, para atender aos pequenos pinheirenses da melhor forma possível.
Como em toda obra, há sempre algum transtorno, mas os associados têm se mostrado compreensivos e ansiosos para o resultado final do projeto. A Revista Pinheiros antecipa algumas novidades sobre o que está por vir.

MAIS SEGURANÇA
Controle de acesso na entrada e saída das crianças com a implementação de um software altamente tecnológico. O programa foi desenvolvido especialmente para garantir a segurança dos pequenos pinheirenses. Com o sistema de cadastro completo das crianças e acompanhantes, todos poderão usufruir as brincadeiras com mais conforto.

MAIS BRINCADEIRA
Com o aumento da área interna, as crianças irão brincar confortavelmente, tendo mais espaço e exclusividade no cantinho dos bebês, novas instalações nos ateliês de artes e mais opções de brincadeiras.

LEITURA
Haverá um amplo espaço de leitura com livros novos, pufes para acomodação dos leitores e uma programação especial, com exibição esporádica de desenhos ou filmes infantis, somente em horários previamente agendados.

AMAMENTAÇÃO
Anexo à Brinquedoteca e com entrada separada, será inaugurado um espaço exclusivo para amamentação e descanso de bebês, com todo conforto e privacidade que as mamães merecem.

REFEITÓRIO INFANTIL
Mais espaço para a criançada que traz as refeições de casa. Com um número maior de assentos, mesas e pia de apoio, os responsáveis terão mais conforto para servir as refeições, em ambiente agradável e modernizado.

VESTIÁRIO DO PARQUINHO COM FRALDÁRIO
O fraldário permanece, mas ganhará nova configuração, com mais chuveiros, pias e bacias, para atender confortavelmente os que utilizam o Parquinho e a Brinquedoteca.
Com um sistema de zeladoria, haverá venda de kits de banho e toalhas, transformando-se oficialmente no Vestiário do Parquinho.

ÁRVORES NO ENTORNO DA OBRA
Alguns associados demonstraram preocupação com as árvores que estão no entorno da obra e que serão retiradas.
O Pinheiros, que cuida seriamente do meio ambiente, tem todas as árvores do Clube devidamente catalogadas. O projeto da reforma contempla a permanência das árvores mais antigas e algumas delas, as mais novas, serão retiradas e cuidadosamente replantadas em outro local.

Confira o calendário de mudanças:
14/06/2014 - INTERDIÇÃO DO ANFITEATRO DO PARQUINHO
07/07/2014 - FECHAMENTO DA BRINQUEDOTECA
08/07/2014 - REABERTURA DA BRINQUEDOTECA/FRALDÁRIO/ REFEITÓRIO
PREVISÃO PARA ENTREGA DA NOVA BRINQUEDOTECA: DEZEMBRO DE 2014

Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos a compreensão de todos, em breve teremos um espaço mais confortável e adequado ao associado.

Horários especiais da brinquedoteca durante a Festa Junina

Sábado dia 28 de junho, horário de funcionamento das 9 às 13h.

Domingo dia 29 de junho, horário de funcionamento das 9 às 13h.

A Brinquedoteca do Pinheiros será ampliada

O espaço infantil será reformado para os pequenos pinheirenses

Cerca de 7.500 crianças associadas utilizam, por mês, esse ambiente lúdico, para entrar no mundo do faz de conta e fazer diversas brincadeiras. Agora, que esse verdadeiro ‘paraíso infantil’ será ampliado, as asas da imaginação dos pequenos não terão limites na hora da brincadeira.

O projeto, aprovado, em abril, pelo Conselho Deliberativo, deixará o espaço ainda maior, mais confortável e mais seguro. Uma recepção vai auxiliar na entrada e saída das crianças, garantindo uma segurança reforçada aos filhos e netos dos associados. A construção de uma sala de amamentação, com espaço de descanso para bebês, a ampliação do refeitório infantil e do ateliê de artes são algumas das novidades.

Será criada, também, uma sala de leitura com home theater e um vestiário infantil, acoplado ao Fraldário. Para os pequenos, acima de cinco anos, vai ter um espaço para jogos e atividades.
O espaço lúdico, criado em 2006, é um dos xodós dos pequenos pinheirenses, onde impera a terra da fantasia e eles podem se transformar em super-heróis ou princesas.

Foto: Divulgação

Aniversário da Brinquedoteca

Nos dias 26 e 27 de abril, às 15h, todos os pinheirenses estão convidados para comemorar o 8º aniversário da brinquedoteca do Clube.

Os parabéns, o bolo e o refrigerante não vão faltar!

Horário especial de verão na brinquedoteca

Os pequenos pinheirenses podem aproveitar melhor a brinquedoteca do clube

Entre 2 de dezembro à 31 de janeiro, a brinquedoteca está com um horário especial de funcionamento. Confira:

2ª feira das 13 às 19h

3ª à 6ª das 9 às 19h

Sábados das 9 às 18h

Domingos e feriados das 10 às 17h

Brinquedoteca se prepara para o Dia das Bruxas

O halloween está chegando. Por isso, a brinquedoteca preparou uma decoração especial. Os pequenos pinheirenses podem se divertir, sem medo, na casa das bruxas, ver morcegos, abóboras, caveiras, entre outras coisas, além da releitura do quadro ‘O Grito’ do pintor norueguês Edvard Munch feita pelas próprias crianças.

No dia 31 de outubro, as crianças que forem se divertir na brinquedoteca do clube também poderão voltar para casa com pinturas no próprio corpo. Isso porque neste dia, a brinquedoteca reservará um espaço especial para pintar as crianças de acordo com o tema do Dia das Bruxas.

Brinquedoteca promove Box Parede II

Em um mundo moderno, onde a criatividade está em baixa, buscamos dar oportunidade à expressão livre, criativa e única de cada criança. Ressaltamos a importância dessa experimentação, dessa vivência por meio da Box Parede, uma exposição de arte, que busca dar valor à manifestação artística do público infantil.

As crianças usarão todo a sua criatividade para decorar as caixas livremente. Depois, todos os trabalhos ficarão espalhados pelo Clube.

Cama Elástica

Traga seu filho para brincar!

Todos os sábados e domingos, das 11h às 15h no anfiteatro do parquinho.

A difícil arte de compartilhar brinquedo

Diante da menor ameaça de perda, lá vem ele: “É meu!” O que é meu? Tudo. Os seus brinquedos, os brinquedos dos outros, os seus objetos de desejo, mais a mamãe, o papai e tudo que estiver ao seu redor. O ato ou o conceito de compartilhar não faz sentido nenhum para as crianças que têm entre 2 e 3 anos de idade. E estar consciente disso é a chave fundamental para que os pais possam administrar corretamente um problema comum nessa fase: a luta por um brinquedo. Não, não se trata de mesquinharia. Acontece que, segundo os especialistas, para essa criança, os objetos ainda representam uma espécie de extensão dela mesma, e quando ela briga pelo que lhe pertence, está, em essência, defendendo a si própria.

Negociar é preciso. O papel dos pais é bastante limitado. É importante que a criança tenha a chance de viver a seu modo essa fase e faça suas próprias descobertas. Mas algumas medidas simples ajudam a prevenir problemas.

Uma negociação antecipada, por exemplo, pode ser uma boa saída. Sempre que seu filho for receber um amiguinho em casa, proponha que ele eleja os brinquedos que deseja dividir com o visitante e, da mesma forma, aqueles que serão inacessíveis ao amigo. Então, guarde junto com a criança os brinquedos proibidos.

Quando for ele o visitante, permita que leve um brinquedo de casa, desde que tenha intenção de compartilhá-lo.

Quando o conflito resultar em agressão física, mostre claramente que desaprova essa atitude.
Se a fúria da criança beirar o descontrole, cuidado para não entrar nesse mesmo movimento. Os chiliques infantis exigem diplomacia redobrada.

De uma maneira geral, a tendência é as brigas acabarem a partir do terceiro ano de idade, que é quando a criança passa a criar interesse pelas brincadeiras coletivas, aceita melhor as regras externas e começa a perceber que seus atos e atitudes têm consequência sobre a vida dos outros. Até lá, atenção, limite, amor e paciência são as armas adequadas para usar com seu pequeno guerreiro.

Fonte: Maria Isabel de Almeida, terapeuta ocupacional