fbpx

Compostagem

Visando garantir a destinação ambientalmente correta dos resíduos orgânicos e evitar o descarte em aterros, o Clube vem reunindo esforços para realizar o processo da compostagem e propiciar um destino útil a estes resíduos.

A compostagem é um processo biológico que usa microrganismos para ajudar na decomposição de restos de alimentos e folhagens transformando-os em um material sólido que pode ser usado posteriormente como adubo. É considerada alternativa sustentável, eficaz e que atende a legislação ambiental em vigor – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulamenta o tema no País.

A primeira ação voltada a prática da compostagem no ECP aconteceu em 2015 por iniciativa do Setor de Meio Ambiente durante as comemorações dos Festejos de Aniversário. Na ocasião a ação movimentou associados, funcionários e os alunos do Jardim de Infância Tia Lucy que participaram de demonstrações de caráter educativo. Foram 2.560kg de resíduos orgânicos compostados oriundos do restaurante da Sede Social (atual restaurante Germânia).

Após o sucesso desta ação o ECP iniciou estudos para realizar o processo da compostagem dos resíduos orgânicos gerados nos restaurantes e também dos provenientes das manutenções dos jardins. Em 2017 com a implantação da nova gestão de resíduos parte das folhagens começaram a ser destinadas a compostagem externa. Para 2018 estão previstos programas internos de melhorias de descarte que possibilitarão o envio das sobras de alimentos também para esta finalidade