fbpx

Comitê ECP Contingência | COVID-19

O Comitê ECP Contingência permanece reunido e avaliando os cenários da pandemia e seus impactos financeiros para nossa instituição.

A pandemia COVID-19, além da dimensão sanitária, de saúde pública, tem também desdobramentos econômicos e sociais. Um grande desafio para todos os governos e instituições.

Ainda estamos num período de muitas incertezas sobre a dimensão do impacto econômico e social da pandemia, por isso, as medidas precisam ser avaliadas e se necessário reavaliadas quase que diariamente e o processo de decisão tem sido muito desafiador.

Compartilhamos neste comunicado as decisões que foram tomadas no sentido de reduzir o impacto financeiro para todos e garantindo a correta gestão dos recursos do Clube.

As ações são de curto prazo, aplicáveis a partir de 1 de abril e que, conforme evolução do cenário poderão ser alteradas e comunicadas a todos novamente, sempre buscando o estabelecimento de relações equilibradas e de respeito mútuo.
Veja as ações aplicadas aos itens de maior relevância no orçamento do Clube.

Contribuição Social
Apesar da suspensão de atividades do Clube reduzir os custos variáveis (como água, energia e gás), os custos fixos do Clube demandam recursos oriundos da contribuição social. Os recursos da contribuição social permanecem imprescindíveis para a segurança patrimonial, manutenção e conservação de nossas instalações.

Taxas Esportivas e Aulas
Estão suspensos os envios de boletos e renovações automáticas para as atividades esportivas, sociais e culturais.

Para os associados inscritos, haverá a extensão do prazo de inscrição pelo período em que o Clube permanecer com suas atividades suspensas.

Para os casos em que as atividades são oferecidas com profissionais contratados, cujo faturamento é vinculado ao quadro de inscritos e atividades realizadas, o pagamento relativo ao mês de março será mantido de forma integral e no mês de abril, apesar das atividades suspensas, o Clube garantirá o pagamento de 75% do valor mensal como forma de garantir a qualidade do serviço oferecido ao associado.

Jardim de Infância
Permanecem programados os boletos relativos ao Jardim de Infância (deduzido o valor relativo aos lanches). Essa ação está em alinhamento com a recomendação e prática adotada pelas escolas infantis. Serão mantidas ações de orientação remota junto aos pais e a programação da reposição das aulas é nossa prioridade.

Eventos e Competições
Até o final de abril, a participação do Clube em competições e a realização de eventos estão canceladas – com o consequente cancelamento das contratações, viagens e hospedagens. Os associados poderão utilizar os convites já adquiridos para os eventos em nova data ou, ainda, se desejar, poderão ser reembolsados quando de restabelecimento do atendimento presencial.

Responsabilidade Social
Em meio à crise é mais importante ainda que não descuidemos de nosso papel social. O Clube já havia disponibilizado o Salão de Festas para as autoridades locais o utilizem em apoio ao combate e atendimento aos casos de COVID-19, A partir da próxima semana, o Departamento de Assistência Social –DAS conduzirá ação de distribuição de alimentos para as comunidades próximas. São alimentos perecíveis, com data de validade dentro das próximas semanas. A ação será conduzida com todos os cuidados para evitar qualquer tipo de contaminação.

Vacinação
Apesar de não ter eficácia para o COVID-19, a vacinação é uma precaução importante para reduzir o impacto sobre o sistema de saúde destes casos concomitantemente com o coronavírus.
Todos os anos, o Clube promove duas campanhas de vacinação, uma particular e outra pública.

No entanto, neste momento, em virtude do cenário atual, a vacinação pública foi escalonada pois ainda não há disponibilidade da quantidade total das vacinas necessárias. Por isso, a unidade da PMSP que fornecia as vacinas para a campanha em nossas instalações está com dificuldade em nos atender. Continuamos buscando alternativas junto à PMSP e Secretaria da Saúde para trazer a campanha para o Clube.

Responsabilidade e Transparência
O momento é de preocupação, mas acima de tudo, de união. União que conduziu o Clube nestes 120 anos de história e que nos conduzirá também neste período.

O momento pede solidariedade e responsabilidade.

Juntos, associados, atletas, funcionários, parceiros e patrocinadores, sairemos fortalecidos desta crise.
Com o compromisso de respeito, transparência e eficiência, permanecemos à disposição para atendimento pelos canais digitais e telefone.

Ivan Castaldi Filho
Presidente

 

Comunicado pdf